De imediato haverá maior número de rondas e presença da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros nas escolas da Rede Estadual, Municipal e Privada do município de São Ludgero. Além disso, palestras para a comunidade escolar com orientações diversas sobre violência e atitudes preventivas acontecerão. Essas são as duas ações definidas em reunião realizada hoje, sexta-feira, 14 de abril, entre representantes da Prefeitura, representantes de escolas e os comandos das forças de segurança local. A responsabilidade ativa dos pais em monitorar e educar os filhos também foi tema tratado no encontro.
O prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o Iba, abriu a reunião reforçando a importância da união de forças e a troca de ideias para que resultados possam acontecer na prática. “Nossas escolas municipais têm muros ou cercas com boa altura, tem portão eletrônico, videomonitoramento e estamos analisando o que é possível melhorar ainda mais em relação ao quesito segurança”, enfatiza.
A diretora do Colégio Evolução, Ceniraci Rodrigues, enfatizou a boa estrutura existente em sua escola. Já as gestoras da Rede Estadual de Ensino no município, Margarete Coan Füchter e Patrícia Weber Dandolini, enfatizam que as instituições aguardam a efetivação das medidas anunciadas pelo Governo Estadual em relação a segurança nas escolas estaduais. A Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Maria Marlene Schlickmann, informou que palestras relacionadas a parceria entre família e escola serão realizadas até final de abril.
O comandante do Destacamento da Polícia Militar de São Ludgero, 3º Sargento PM, Arcione Oenning Dacorégio, enfatizou que além das ações da polícia nas unidades escolares é preciso que os pais monitorem seus filhos em relação a celulares, verifiquem mochilas e observem comportamentos. Já o comandante do Quartel do Corpo de Bombeiros, 3º Sargento Eduardo De Pieri Floriano, informou que será desenvolvido projeto de orientações diversas em parceria para profissionais da educação e alunos.
A reunião contou com a participação também da Diretora do Centro Educacional Professor Henrique Buss, Cristiane Voss Schulz, a Diretora Esli Warmeling, representando a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino, a Secretária da Escola da Apae, Mabel Mondo, o Secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Victor Warmling Paegle, e a Pedagoga Júlia Pickler.
Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber/ Município de São Ludgero