7 outubro 2024 - 8:21
- Anúncio -

Grão-Pará comemora 63 anos de Emancipação Político Administrativa

O nome foi uma homenagem dos proprietários da empresa ao filho de Conde D’Eu, Dom Pedro de Alcântara, príncipe de Grão-Pará

Grão-Pará comemora dia 20 de julho, o aniversário de 63 anos de emancipação político-administrativa. A Colônia de Grão-Pará foi instalada em 08 de julho de 1882, quando a Empresa de Terras e Colonização de Grão-Pará, dirigida pelo Visconde de Taunay e pelo Conde D’Eu, começou a distribuir lotes de terras para imigrantes alemães, italianos e poloneses

O nome Grão-Pará foi uma homenagem dos proprietários da empresa ao filho de Conde D’Eu, Dom Pedro de Alcântara, príncipe de Grão-Pará. As terras que compõem o município foram parte do presente de casamento que a princesa Isabel e o Conde D’Eu receberam do imperador Dom Pedro II.

Vale ressaltar que antes da colonização, viviam na região indígenas.

História

Nasceu a dois de dezembro de 1882, quando foi escolhido para sede central da Colônia Imperial, recebendo como nome Grão-Pará. Sendo Instalado como município em 20 de julho de 1958, com a nomeação do Prefeito Provisório Mário Pacheco dos Reis.

Confira os dados

Vinculado ao Distrito de Orleans desde 1888, por sua vez subordinado a Tubarão, foi administrado em um período sob regime de “Colônia”, pelo Engenheiro Americano Charles Mitchell Smith Leslie. Entre outras administrações da Colônia Grão-Pará, destacamos o período em que esteve sob comando do Engenheiro Etienne Gaudenty Stawiarki, o qual ficou por mais tempo administrando todo o território de Grão-Pará, mesmo quando parte integrante do distrito de Orleans. Em 1913 passou a distrito de Orleans. Enfrentou algumas turbulências políticas regionais como distrito, por curto período; restabelecendo-se nesta condição em 1926, até adquirir sua emancipação política em 21/06/1958. Instalado em 20 de julho de 1958 com a nomeação do Prefeito Provisório Mário Pacheco dos Reis.

Sua área de 329 km2, é circundada pela Serra Geral, desde a Serra do Corvo Branco, até a Serra Furada (lado oeste). O Leste é contornado pelo Rio Pequeno. A altitude da sede principal é de 110 metros. É constituído pelos distritos: Sede, Invernada e Aiurê. Sua composição étnica é de italianos, alemães, poloneses e portugueses.

 

 

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-