12 julho 2024 - 9:26

Governo do Estado quer ampliar a exportação de carne e buscar novas parcerias com o Japão

A reunião foi realizada na Junta Comercial do Estado (Jucesc) onde está sendo criado o Espaço Articulação Internacional

O governador Jorginho Mello teve um encontro na tarde desta sexta-feira, 10, com o cônsul-geral do Japão em Curitiba, Hamada Keiji. A reunião foi realizada na Junta Comercial do Estado (Jucesc) onde está sendo criado o Espaço Articulação Internacional.

O objetivo da reunião é criar uma cooperação comercial entre Santa Catarina e Japão, estabelecendo a Câmara de Comércio Brasil/Japão em Santa Catarina, Serviço Consular Itinerante e Associação Cultural Nipo-Catarinense. O espaço será estruturado no prédio da Junta Comercial.

Jorginho Mello reforçou que Santa Catarina já mantém boas relações diplomáticas e comerciais com o país asiático, mas que o objetivo é avançar ainda mais nas ações. “Já vendemos carne de frango, carne suína e agora queremos vender carne de boi porque somos um estado livre de febre aftosa sem vacinação. Queremos também avançar no segundo projeto de saneamento em parceria com Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica)”, ressaltou o governador.

“Essa é uma parceria que se consolida e que vai congregar câmaras de comércio e consulados para gerar negócios em prol de Santa Catarina e dos parceiros que aqui estiverem. É a segunda instituição que aqui se instala, partindo para o desenvolvimento de uma relação de longo prazo para o benefício de toda a família catarinense”, destacou o secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner, durante a instalação do Espaço Articulação Internacional, na Jucesc.

O secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck, também participou do encontro e destacou a importância da internacionalização catarinense. “Somos um Estado estratégico capaz de atrair cada vez mais investimentos japoneses e estreitar relações internacionais entre os dois mercados. A Ásia é um dos principais continentes para exportações e importações brasileiras e Santa Catarina contribui para essa posição, principalmente no mercado de carnes. Vamos continuar e intensificar as nossas relações”, enfatiza Dreveck.

O cônsul-geral do Japão em Curitiba, Hamada Keiji, disse que há novos projetos sendo executados em Santa Catarina como a instalação de um ginásio para a prática de judô na cidade de Santo Amaro da Imperatriz. A estrutura poderá ser usada por jovens de outras cidades da região metropolitana. “Temos um bom diálogo com o Governo de Santa Catarina e já mantemos negócios na área de produção de peças veiculares. Vamos continuar discutindo as boas propostas que ainda virão”, destacou Hamada Keiji.

Fonte: Secom

- Anúncio -
-Anúncio-