O governador Carlos Moisés visitou na tarde desta quinta-feira, 29, o Centro de Inovação de Tubarão, Sigma Tech Park. O futuro espaço para geração de ideias, negócios, tecnologias e produtos recebeu um investimento do Governo do Estado de R$ 10,8 milhões. Foi apresentado ainda o Instituto Rota Sul de Inovação e Tecnologia, que será o gestor do local.
“Viemos fazer uma visita a essa obra que está com 99% da sua estrutura concluída e perceber as mudanças que aconteceram desde o início do nosso governo. Era uma obra que estava praticamente parada, que vinha se arrastando e nós conseguimos acelerar. Esse empreendimento vai fazer a sinapse, a conexão com outras regiões de Santa Catarina na inovação e tecnologia. É um grande instrumento para o desenvolvimento”, disse o governador.
O prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, informou que o Centro de Inovação já está praticamente concluído e com os editais lançados. A previsão de começar efetivamente as operações é até o mês de março, incluindo o espaço em toda rede de inovação e tecnologia do Estado. “Foi uma década de luta por essa obra. A expectativa de ocupação de quase 100% é a grande demonstração do quanto este equipamento vai ser transformador para Tubarão e região. O nosso objetivo é que o Centro seja referência especialmente em saúde, por isso estamos buscando parcerias com outros centros e países, principalmente com Israel.”
Santa Catarina conta com nove Centros de Inovação em operação, de um total de 15, que fazem parte da Rede Catarinense de Centros. Os habitats atuam em duas frentes: gerar novos negócios inovadores com alto potencial de crescimento e ajudar as empresas estabelecidas a inovar. Estão em obras seis Centros: Rio do Sul, Criciúma, Brusque, Itajaí, São Bento do Sul e Tubarão (que está em fase de conclusão).