O georreferenciamento de Morro da Fumaça segue em andamento e, nesta semana, iniciou a fase de perfilamento a laser, conhecido como LIDAR (Light Detection and Ranging), que utiliza pulsos de laser para medir distâncias entre o sensor e a superfície terrestre. A tecnologia permitirá a geração de modelos digitais de terreno e elevação com alta precisão, podendo ser utilizada no planejamento urbano, engenharia civil e cartografia. Nas etapas anteriores, foram capturadas imagens aéreas do território do município fumacense, além de imagens panorâmicas 360º, ambas em alta qualidade e georreferenciadas.
O prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo, afirma que o projeto representa um marco importante para o futuro do município. “Estamos investindo em tecnologia de ponta para obter informações precisas e confiáveis sobre o nosso território. Esses dados serão fundamentais para planejarmos a cidade com mais eficiência, segurança e responsabilidade, beneficiando diretamente a população. É um avanço que reforça nosso compromisso com uma gestão moderna, transparente e focada no desenvolvimento sustentável do nosso município”.
A iniciativa, viabilizada por um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão em recursos próprios, tem como objetivo atualizar o mapeamento do município e oferecer suporte ao planejamento estratégico e à tomada de decisões mais assertivas para o desenvolvimento e a organização territorial de Morro da Fumaça.
Após a conclusão das etapas de captação de dados e digitalização de documentos, será criado um novo sistema digital de consulta e implantada uma plataforma online que permitirá que população e equipes técnicas do Governo Municipal fumacense possam acessar as informações com mais agilidade, segurança e de forma remota. A execução do serviço está sob responsabilidade da empresa GeoprocSul, vencedora do processo licitatório.