26 maio 2024 - 2:21
- Anúncio -

GAECO deflagra Operação “Alça de Mira IV” em combate ao comércio ilegal de armas e munições em SC e PR

90 ordens de busca e apreensão estão sendo cumpridas.

Todos os mandados de busca e apreensão foram cumpridos. No decorrer dos cumprimentos, 25 pessoas foram presas em flagrante delito, sendo 24 pessoas em SC e uma no Paraná.

Relação das cidades em que as buscas foram realizadas: Santa Catarina: São Miguel do Oeste, Descanso, Iporã do Oeste, Mondai, Caibi, Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis, Santa Helena, Belmonte, Bandeirante, Guaraciaba, Paraiso, São José do Cedro, Palma Sola, Romelândia, Iraceminha, Xavantina, Arvoredo, Vargeão. Paraná: Curitiba.

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) iniciou, na manhã desta quinta-feira, 9/11, com o apoio do GAECO do Ministério Público do Paraná (MPPR), o cumprimento de 90 ordens de busca a apreensão, expedidas pelo juízo da Vara Criminal da Comarca de São Miguel do Oeste. As buscas ocorrem em 20 cidades de Santa Catarina e em uma no Paraná.

A investigação, conduzida pelas 2ª e 4ª Promotorias de Justiça da Comarca de São Miguel do Oeste, apura a prática dos crimes de comercialização ilegal de armas e posse ilegal de armas e munições. Em sua quarta fase, 90 mandados judiciais de busca e apreensão estão sendo cumpridos por 190 integrantes das forças de segurança pública. Até o momento, durante a operação deflagrada hoje, 22 pessoas foram presas em flagrante delito.

Além dos GAECOs de Santa Catarina e do Paraná, prestam apoio à operação a Polícia Rodoviária Federal e as Polícias Militar, Civil, Penal e Científica de Santa Catarina.

Alça de Mira

Intitulada “Alça de Mira” a operação chega a sua quarta fase. O nome escolhido faz alusão ao componente/peça de armamento utilizada para direcionar e dar precisão ao disparo, ou seja, mirar. A alça de mira é a parte que fica mais próxima aos olhos do atirador, na traseira de uma arma que, quando alinhada com a maca de mira (parte frontal), direciona o a pontaria do equipamento.

GAECO 

O GAECO é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, pelas Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e Penal, pela Receita Estadual e pelo Corpo de Bombeiros Militar e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-
<