24 abril 2024 - 4:36

FUTEBOL. Lavvf e os seus 26 anos de existência

Sete equipes fundaram a entidade regional.

A Liga Amadora Verde-Vale de Futebol (Lavvf) completou dias atrás 26 anos de fundação. A entidade, sediada no município de São Ludgero, foi fundada em 12 de fevereiro de 1996. Os clubes fundadores, num total de sete, foram a SER São Ludgero; AER Municipal, de Rio Fortuna; SER União, de Armazém; AER América, de São Martinho; EC Santa Rosa de Lima; AA Grão-Pará e Madureira EC, de Braço do Norte. Além de São Ludgero, a Liga também abrange os municípios de Braço do Norte, Lauro Müller, Orleans, Grão-Pará, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, Gravatal, Armazém e São Martinho. No comando da entidade desde 2012, Anoir Boeger comentou a respeito: “é uma satisfação estar à frente da liga e ter uma competição regional de nível técnico bom. A pandemia da Covid-19 nos atrapalhou muito, porém continuamos lutando pelo melhor do futebol da região”, disse.

A Liga Verde-Vale é parceira das Comissões Municipais de Esporte (CME) da região no que tange a organização das competições municipais, fornecendo arbitragem e divulgação. A entidade também organiza competições de categorias de base, que vão do Sub-9 ao Sub-17, além do Campeonato Regional Adulto, disputado no segundo semestre e que no corrente ano, tem perspectiva da participação de dez clubes.

HISTÓRICO. A intenção para criar uma liga na região teve início em 1994, através de Ademir Brighenti e Amilton Becker. Foram diversas tratativas com esportistas para conseguir criá-la. Já em 1995, ocorreram avanços significativos, inclusive com a criação de uma diretoria provisória, que teve como presidente Laércio Stang Warmeling. Nesse período, foram definidas as cores da liga: verde, por conta da região de muitas matas; azul, dos rios de águas puras e o branco, simbolizando a paz.

O dia do lançamento foi 12 de fevereiro de 1996, na sede da Câmara de Vereadores de São Ludgero e, por unanimidade, Ademir Brighenti (em memória) foi eleito o primeiro presidente da instituição.

Por: Rodolfo Devilla! Colaboração: Anoir Boeger! “Logo”-crédito: FCF!

- Anúncio -
-Anúncio-