19 junho 2024 - 11:21
- Anúncio -

Festa em honra a Nossa Senhora das Graças acontece neste final de semana em Invernada, em Grão-Pará

O evento já tradicional acontece em Arroio do Cedro e reúne devotos de Nossa Senhora das Graças de toda a região em um lugar marcado por belas paisagens e muita natureza.  

Neste final de semana nos dias 25 e 26 de maio de 2024, a comunidade de Invernada, em Grão-Pará, realiza a festa no Capitel de Nossa Senhora das Graças. O evento já tradicional acontece em Arroio do Cedro e reúne devotos de Nossa Senhora das Graças de toda a região em um lugar marcado por belas paisagens e muita natureza.

Confira a programação no Banner:

História

Um ato de fé e devoção a Nossa Senhora deu origem a construção do Capitel Nossa Senhoras Das Graças, em Arroio do Cedro (Invernada), no município de Grão-Pará. Foi construído e inaugurado em 2 de setembro de 2001. Pela senhora Irma Ascari e seus filhos, para cumprir o desejo de seu esposo Gercino Mattei Ascari.

O motivo

Devoto de Nossa Senhora Das Graças, Gercino pediu a Nossa Senhora que curasse sua esposa de uma bronquite alérgica, em troca e como forma de agradecimento, construiria uma gruta na estrada de acesso a propriedade na época de seus pais Mário Ascari e Olivia Mattei Ascari, até a sua propriedade, local onde cai uma queda d’água.

Com o passar dos anos e por ser em um local íngreme, a estrada que passava pela queda d’água onde o capitel deveria ser construído, acabou sendo desativada e transferida por um local de mais fácil  trafego, e a estrada tornou-se novamente mata.

Com o passar dos anos, o casal adquiriu outro terreno a cerca de 10 quilômetros em Invernada, terras que faziam divisa com a comunidade de Linha Antunes Braga. E sem saber o que e onde construir o capitel, a imagem foi adquirida pelo casal que ficou por mais de 10 anos em sua residência, dentro de uma caixa que a protegia, depois foi colocada sobre uma mesa no canto da sala.

“Após conversar com o padre sobre a promessa e o local onde o capitel deveria ser construído, a estrada que fora desativa já era mata fechada, e obter a informação de que ela poderia ser construída em outro local”.

O casal então decidiu construir o capitel próximo a escola de Arroio do Cedro. Mas, antes de iniciar a construção a enfermidade chegou e Gercino faleceu aos 58 anos de idade no dia 26 de outubro de 1999. “Foi então que a família levou o projeto à diante e construiu o capitel para cumprir com o desejo do patriarca da família”.

Desde que foi construído, a comunidade e as famílias sempre dedicaram ao local atenção, demostrando a grande devoção em Nossa Senhora.

A origem da localidade de Arroio do Cedro em Invernada

Devido à necessidade de construir uma nova escola e devido à distância da escola localizada na sede do Distrito de Invernada. Na época o prefeito municipal, alguns membros do Caep da comunidade, o ex-prefeito Moisés Ascari e o senhor David Laiptel, entre outros membros da comunidade, foram até o local para escolher onde seria construída a nova escola. Como havia a necessidade de colocar um nome a localidade, eles também deveriam escolher o novo nome. Foi então que após andar pelos arredores e observar um pequeno arroio e um cedro, David Laiptel sugeriu que o nome fosse “Arroio do Cedro”.

Por: Gerciana Ascari – Imprensa News Sul

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-
<