27 outubro 2021 - 7:41

Febre amarela: vacina está à disposição da população nas unidades de saúde de Braço do Norte

O Ministério da Saúde, através da Fundação Oswaldo Cruz e Fiocruz Instituto Carlos Chagas confirmou a suspeita de febre amarela em um macaco encontrado recentemente no interior de Braço do Norte.
A vacina é a forma mais eficaz para evitar a doença. Ela é gratuita e está disponível nos ESFs do Travessão, Rio Bonito, São Januário/Sertão do Rio Bonito, São Basílio, Lado da União, Nossa Senhora de Fátima, Floresta e na Policlínica. Os moradores que pertencem aos ESFs do Pinheiral, São José e São Maurício podem ir até a Policlínica, no Centro, ou aguardar a campanha de vacinação local. Os ESFs O horário de atendimento é das 7 às 16 horas, sem fechar ao meio dia.
Os sintomas em casos moderados são febre, dor de cabeça, náuseas e vômito. Já os casos mais graves podem gerar problemas cardíacos, renais e hepáticos fatais.
Quem encontrar macacos mortos deve notificar a unidade de saúde mais próxima, sem tocar no animal. Os macacos também são vítimas da febre amarela, sendo os primeiros a adoecer, auxiliando a monitorar a doença, mostrando onde ela está circulando. A orientação da Vigilância Epidemiológica é para que não mate os macacos, violência contra animais é crime.
Fonte: Ascom/Prefeitura de Braço do Norte
- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-