19 abril 2024 - 1:53
- Anúncio -

Exposição fotográfica “Memória de uma Escola” foi realizada na comunidade de Barracão em Orleans

Lei Aldir Blanc em Orleans: doação da exposição fotográfica “Memória de uma Escola: Escola de Educação Básica Prof. Leopoldo Hannoff”, ocorreu no último domingo (13/06)

No último domingo, dia 13 de junho de 2021, a comunidade de Barracão recebeu a exposição durante a Festa de Santo Antonio. Os presentes puderam contemplar as fotos e, ao final, o material fotográfico foi doado à escola de comunidade. Os organizadores da exposição, a diretora da Escola Emilia Bagio Menegasso e a Professora Vanderleia Sufinski Veronezi assinaram o termo de doação. Com isso, todo o material doado fará parte do acervo da escola de Barracão.
Vale ressaltar que a inauguração da exposição fotográfica “Memória de uma Escola: Escola de Educação Básica Prof. Leopoldo Hannoff”, a qual apresentou recortes, sob a perspectiva da educação, da comunidade de Barracão, interior do município de Orleans, ocorreu no dia 09 de março, às 14h, no auditório do Centro Administrativo, pelo prefeito Dr. Jorge Luiz Koch, a secretária de Educação Maira Regina Luiz, Alexandro Veronesi Lourenço e Valdirene Böger Dorigon, responsáveis pelo projeto e a Dra. Andréa Andrade Alves Debiasi, atual diretora de Cultura. Também presentes, a Diretora da escola, Profa. Emilia Bagio Menegasso e os vereadores Gabriel Bianco e Luiz Cristóvão Crocetta (à época).
No período de 07 de abril a 09 de maio, a mostra esteve à disposição dos visitantes do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel. Neste período, visitaram o museu 734 pessoas de diversas cidades catarinenses: Orleans, Criciúma, Palhoça, Biguaçu, Imbituba, Cocal do Sul, São José, Tubarão, Morro da Fumaça, Lages, Braço do Norte, Florianópolis, Joinville, Lages, Itajaí, Lauro Müller, Urussanga, São Ludgero, Grão Pará, Turvo, Sombrio, Garopaba e Rio Fortuna. Também, visitaram pessoas de outros estados: Rio Grande do Sul, Pará, Paraná, Goiás e Bahia.
No dia 4 de maio, os acadêmicos da disciplina de História da Educação, dos Cursos de Pedagogia e Educação Física, do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave, juntamente à professora Beatriz Donadel visitaram a exposição, de forma mista (on-line e presencial). Alexandro e Valdirene compartilharam a experiência da pesquisa, os desafios e curiosidades encontrados, além de fazer uma reflexão com alunos sobre a importância dessas iniciativas regionais para a ampliação dos estudos em História da Educação.
Sobre a Lei
A Lei Aldir Blanc, de Emergência Cultural – Lei Federal Nº 14.017, de 29 de junho de 2020, dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública, reconhecido pelo Decreto Legislativo Federal Nº 6, de 20 de março de 2020, em função da pandemia da Covid-19.
O município de Orleans foi contemplado com o recurso no valor total de R$ 174.236,88, o qual foi distribuído entre espaços culturais e fazedores de cultura. A lista dos beneficiados está disponível no site da Prefeitura: www.orleans.sc.gov.br.
spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-