1 março 2024 - 9:49

Exposição de obras de artes abre a programação do Mês da Consciência Negra em Siderópolis

Sete obras de artes da exposição ‘Em Sã Consciência’, da autora Simone Maggi, podem ser prestigiadas na Prefeitura de Siderópolis até o dia 20 de novembro. As criações fazem parte da programação do Mês da Consciência Negra, que abriu na manhã desta segunda-feira, dia 7, em Siderópolis.

Segundo a artista plástica, cada uma de suas criações vieram até ela por meio de uma mensagem do dia-a-dia, coisas que estão acontecendo em sua vida, que ela vê e percebe, coisas que busca dentro de si mesma.

“Elas vêm até mim pela admiração muito grande que eu tenho do povo preto. [As obras] São todas mulheres. Eu acredito muito na necessidade do feminino no dia de hoje. Eu não escolhi pintar mulheres, são mulheres que tenho vontade de pintar, e mulheres negras que tenho vontade de pintar. São ideias geralmente de amor e de força, elas têm um caráter espiritual. São coisas que procuro dentro de mim e vejo nessa força feminina negra essa potência de força e de garra”, pontuou Simone.

A programação é uma realização do Governo de Siderópolis, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura, do Fórum da Mulher Negra Sideropolitana, do Movimento de Conscientização Negra Cruz e Souza e da Pastoral Afro Nhá Chica.

“Teremos uma programação bem extensa este ano com muita arte e cultura. É uma programação para toda a família sideropolitana participar, adultos e crianças. Teremos eventos que trarão muito conhecimento, e outros, que além disso, trarão muita alegria e inspiração para o nosso município. Fica o convite para que as pessoas não percam essa oportunidade”, afirmou o prefeito Franqui Salvaro.

Entre as atividades programadas para este mês estão a formação para professores e o desfile afro no Centro da cidade. “O tempo é o senhor da história e o mestre da verdade, e somos nós os agentes deste tempo. Sempre penso nas “minorias” como pessoas que sofrem atos de discriminação e condenação pelo estado ou por grupos radicais. O racismo, a homofobia, o apagamento histórico dos povos originários devem ser pautas de todo Governo, de todo responsável pela formação de mentes. Temos a missão de unir o nosso Brasil. Basta de ignorância, basta de racismo. Liberdade, igualdade e fraternidade”, disse o assessor de Cultura Arisson Fabrício Nunes.

Confira a programação completa

11/11 – 8h às 17 horas – Formação para professores. Local: Câmara de Vereadores.

18/11 – 9h – Desfile Afro – Saída Vila Rica; e espaço Cultural na Praça.

19/11 – Projeto Emcena Brasil – Peças de teatro. Local: Praça da Matriz.

20/11 – Projeto Emcena Brasil – Peças de teatro.

25/11 – 19h – Banda de Brincar – Em uma viagem fantástica – Teatro Musical.

27/11 – Missa Afro na Igreja Santa Bárbara.

Fotos: Hugo Albonico e Jessica Rosso Crepaldi

Jessica Rosso
Departamento de Comunicação 
Prefeitura de Siderópolis

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-