A Prefeitura de Orleans, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, realizou nesta terça-feira uma programação especial em alusão ao Junho Violeta, campanha voltada à conscientização e ao combate à violência contra a pessoa idosa.
O evento reuniu idosos, familiares e a comunidade em uma tarde de integração, informação e valorização da pessoa idosa, promovendo momentos de aprendizado, convivência e muita alegria.
A programação contou com apresentações do Coral e do Grupo de Dança do Centro de Convivência dos Idosos, além da exposição dos troféus e medalhas conquistados pelos representantes de Orleans no JASTI 2026, evidenciando o protagonismo e as conquistas da terceira idade no município.
A tarde também foi marcada por importantes momentos de reflexão com as palestras do Capitão Cristóvão (Polícia Militar), que abordou a prevenção e o combate à violência contra a pessoa idosa, e de Otávio Sampaio, representante do Conselho Tutelar, que destacou a importância da proteção, do respeito e da garantia dos direitos da pessoa idosa, reforçando o papel da família e da sociedade na construção de um ambiente seguro e acolhedor.
Prestigiaram o evento a vice-prefeita Leonete Librelato, a primeira-dama Hemilen Cruzetta, o secretário da pasta Weliton Bianco e a coordenadora do Centro de Convivência dos Idosos, Rosineia, além de servidores municipais, familiares e membros da comunidade.
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação destacou que ações como esta fortalecem o envelhecimento ativo, promovem a inclusão social e reforçam o compromisso da Administração Municipal com políticas públicas voltadas à qualidade de vida da população idosa.
A campanha Junho Violeta busca sensibilizar toda a sociedade para a prevenção da violência contra a pessoa idosa, incentivando o respeito, a valorização e o reconhecimento daqueles que ajudaram a construir a história do município.































