22 junho 2024 - 5:53
- Anúncio -

Estudantes da Escola Padre Schuler realizam visita de estudo na Câmara de Cocal do Sul 

Doze alunos estiveram conhecendo de perto o Poder Legislativo em um bate-papo com vereadores nesta quinta-feira.

Doze alunos, da turma do segundo ano do ensino médio da Escola de Educação Básica Professor Padre Schuler, realizaram uma visita à Câmara Municipal de Cocal do Sul para conhecer melhor o trabalho legislativo e tirar dúvidas sobre temas relacionados a políticas públicas. Acompanhados da professora de Sociologia, Cássia Palmeira, os estudantes foram recepcionados pelo presidente da Casa, vereador Gilson Clemes (PL), além das vereadoras Maria Luiza Da Rolt (PP) e Roseny Cittadin Barbosa, a Nega (PSD), junto com os servidores da Câmara.

Durante a visita, os alunos participaram de um bate-papo enriquecedor com os vereadores, onde puderam aprender sobre o funcionamento da Câmara, a importância da política municipal e o papel dos vereadores na elaboração e fiscalização de leis que impactam diretamente a comunidade.

“Ter essa consciência política é uma coisa que vai refletir muito, tanto no futuro quanto no presente, para entender de onde vão surgir as melhoras da cidade, as melhoras para nós mesmos, de onde vêm, e o porquê e como acontecem”, afirmou o estudante de 17 anos, Paulo Jardel de Araújo Preto.

O presidente da Câmara, Gilson Clemes, destacou a satisfação em receber os jovens na Câmara Municipal. “A presença de jovens estudantes, é fundamental para a formação de uma consciência política mais sólida e crítica. Momentos como este são essenciais para que eles entendam de perto o funcionamento do Poder Legislativo, os desafios enfrentados e a importância da participação cidadã. Quando os jovens se interessam pela política e compreendem seu papel dentro da sociedade, estamos plantando sementes para um futuro mais consciente e participativo”, ressaltou.

A iniciativa partiu da professora Cássia Palmeira, que durante as semanas, tem trabalhado o tema em sala de aula. “Em sociologia, a gente trabalha toda a questão política do cidadão, seus direitos e deveres, e uma das questões é eles virem conhecer, para que possam estar exercendo esse direito de acompanhar democraticamente a política, saber o que está acontecendo e como é o funcionamento”, contou.

O objetivo, segundo ela, é principalmente tirar aquele estigma de que a política nada faz. “Para isso, nada melhor que mostrar na prática o que é o poder legislativo, como é feito. Com essa visão aqui de dentro da Casa Legislativa, é levado lá para fora, para a população, tornando cidadãos mais conscientes, talvez plantando uma semente para que no futuro eles se tornem vereadores e prefeitos”, frisou.

A visita dos alunos da Escola Padre Schuler à Câmara Municipal de Cocal do Sul representa um passo importante na construção de uma sociedade mais informada e participativa, onde jovens se tornam cidadãos mais conscientes e atuantes na política local.

Ana Paula Nesi  Assessora de Comunicação Câmara Municipal de Cocal do Sul
spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-