28 março 2024 - 7:21
- Anúncio -

Endometriose: uma a cada 10 mulheres sofre com os sintomas

Oferta de exames preventivos e tratamento para a doença estão disponíveis no SUS

Silenciosa e dolorosa, a endometriose pode causar sérias dificuldades na vida de uma mulher, se não diagnosticada e tratada. A estimativa é de que uma a cada 10 mulheres sofra com os sintomas da doença e desconheça a sua existência. Em 2021, mais de 26,4 mil atendimentos foram feitos no Sistema Único de Saúde (SUS), e oito mil internações registradas na rede pública de saúde. Por isso, o Ministério da Saúde chama a atenção para o problema e informa os serviços direcionados para a mulher na Atenção Primária à Saúde.

O exame ginecológico é o primeiro passo para a identificação da doença, em especial o exame de toque, fundamental no diagnóstico em casos endometriose profunda. Exames laboratoriais também podem complementar a confirmação do caso clínico.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) ofertam o atendimento e exames de diagnóstico, para evitar o agravamento da doença e, caso haja a necessidade de cirurgia, a paciente é encaminhada para um hospital. Os tratamentos para a endometriose podem variar caso a caso, a partir da idade da paciente.

“Quanto mais tempo se leva para um diagnóstico, mais a endometriose vai se disseminando no interior do abdome, podendo levar a infertilidade por alterações anatômicas, obstrução das trompas, alteração na ovulação. Por isso, o ideal é a detecção e o tratamento precoce” destacou Edmund Baracat, médico ginecologista e obstetra, professor universitário, titular da disciplina de Ginecologia do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da FMUSP.

Sintomas

A endometriose é uma doença inflamatória provocada por células do endométrio – tecido que reveste o útero – que, em vez de serem expelidas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a se multiplicar e a causar sangramentos.

A doença é muito frequente no período reprodutivo, desde a adolescência até a transição para a menopausa e um dos sintomas que a mulher pode apresentar é a cólica intensa durante a menstruação. Na endometriose, essa cólica menstrual é constante e progressiva, ela vai aumentando de intensidade e geralmente começa mais tardiamente.

Outros sintomas que também podem ser sinais de alerta para a doença são:

  • Dor durante as relações sexuais;
  • Dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação;
  • Dificuldade de engravidar.

A infertilidade também está presente em muitos casos de mulheres com endometriose.

Colaboração: Fran Martins – Ministério da Saúde

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-