27 maio 2024 - 7:16
- Anúncio -

Empresas devem estar atentas a esquema de extorsão baseado em denúncias falsas

A Cidasc recebeu recentemente relatos de agroindústrias que foram procuradas por supostos clientes exigindo dinheiro para não expor publicamente uma acusação de contaminação de produtos. As queixas encaminhadas por mensagem a diferentes empresas são muito semelhantes entre si e utilizam a mesma fotografia.

Pelo que foi averiguado, trata-se de uma tentativa de extorsão, aplicada a mais de uma empresa. O Departamento Estadual de Inspeção (DEINP) da Cidasc está alertando as agroindústrias registradas nos serviços de inspeção municipal (SIM) e estadual (SIE) para que fiquem atentos a possíveis golpes.

Recomenda-se que as agroindústrias avaliem com cautela as queixas recebidas, buscando identificar quais procedem e quais são tentativa de golpe. A empresa deve verificar se o relato é compatível com o tipo de produto fabricado e checar informações como número de lote e data de fabricação e validade, considerando também seus registros de autocontroles e as boas práticas de fabricação implementadas.

Se a denúncia não for verídica e houver pedido de dinheiro para não expor a empresa nas redes sociais, é recomendável registrar boletim de ocorrência. Pede-se ainda que a empresa inscrita no SIE informe uma eventual tentativa de golpe ao médico veterinário oficial (MVO) responsável e que a empresa inscrita no SIM procure o Serviço de Inspeção Municipal no qual se inscreveu.

A nota técnica completa pode ser conferida aqui:

Por Denise De Rocchi: Assessoria de Comunicação – Cidasc

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-
<