13 junho 2024 - 9:15
- Anúncio -

Em uma noite especial, 278 alunos receberam o certificado Proerd

Em uma noite especial, 278 alunos do 5º Ano das escolas que integram as Redes Pública Estadual, Municipal e Particular de Ensino receberam o certificado de participação no Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd). A solenidade aconteceu no dia 16 de maio, às 19 horas, no Centro Cultural Multiuso Dimas Schlickmann.

Participaram do programa alunos do Centro Educacional Professor Henrique Buss, do Complexo Educacional Unificado Benício Warmeling, do Colégio Evolução, da Escola de Educação Básica São Ludgero e da Escola de Ensino Fundamental Bom Retiro. Os alunos pelo programa participaram de 10 aulas com informações sobre drogas e ensinamentos que auxiliam na formação de bons cidadãos para a vida toda. As aulas foram ministradas pelos instrutores Sargento Jeferson Francisco dos Santos (Sargento Francisco) e Cabo Renê dos Santos Luciano (Cabo Luciano).

Ao final das aulas todos os alunos escreveram uma redação sobre o que aprenderam com o Proerd. Durante a formatura as redações de Vitória Mattei de Freitas (Escola de Educação Básica São Ludgero), Maísa Nascimento Iung (Colégio Evolução) e Aluna Paula Warmeling Walter (Centro Educacional Professor Henrique Buss) foram lidas. Além delas, os estudantes Marisa de Jesus Claudino e Heitor Vieira Damas Rodrigues (Complexo Educacional Unificado Benício Warmeling), Isabelly de Bona Silva (Escola de Ensino Fundamental Bom Retiro), Nicolas Trombeta Domingos (Escola de Educação Básica São Ludgero), Enzo Américo do Nascimento, Daniel Soethe e Artur Becker Soethe (Centro Educacional Professor Henrique Buss) também tiveram as redações selecionadas. Todos receberam premiação durante a solenidade.

A aluna Laila Viana Werneck foi quem fez a leitura do compromisso que foi assumido por ela e todos os formandos presentes no evento.

Em São Ludgero, o programa iniciou em 2001 e o último tinha sido executado em 2019. A partir daí, não tinha sido mais realizado devido a ausência de instrutores no 35º Batalhão da Polícia Militar (BPM). Com a habilitação em 2023 do Sargento Francisco e o Cabo Luciano o retorno do programa em 2024 foi possível. É a 19ª formatura realizada no município de São Ludgero.

O Proerd é um programa do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, realizado pela Polícia Militar. Em 19 de março de 2024 fez 26 anos de existência e funcionamento. Ele é executado em parceria com as prefeituras, escolas e famílias. O programa representa um esforço cooperativo no propósito de capacitar crianças e adolescentes estudantes, fornecendo-lhes informações e habilidades essenciais para uma convivência saudável, pautada pelo afastamento de drogas e violência, construindo uma sociedade mais saudável e segura.

Em São Ludgero a realização do Proerd conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. Também tem a parceria da Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero), Destacamento da Polícia Militar local, Ministério Público e Poder Judiciário.

Crédito : Bertoldo Kirchner Weber

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-