2 março 2021 - 5:45

Em São Ludgero, ano letivo inicia no dia 17 de fevereiro

No dia 17 de fevereiro inicia o ano letivo de 2021, na rede municipal de ensino de São Ludgero, para os alunos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e da Educação Infantil (turmas de 3, 4 e 5 anos). No dia 22, iniciam as atividades com as demais turmas da Educação Infantil (turmas de bebês, 1 e 2 anos). O Pré-Escolar do Bom Retiro, que funciona na Escola de Educação Básica Bom Retiro, inicia dia 18, juntamente com a rede estadual de ensino.

A partir da Lei Complementar Nº 18.032, de 08/12/2020, a educação passou a ser considerada uma atividade essencial no estado de Santa Catarina. Desta forma, uma Portaria conjunta da Secretaria Estadual da Saúde e da Secretaria Estadual da Educação definiu os protocolos de segurança sanitária para o retorno às aulas presenciais, reforçando/endossando o que estava estabelecido nos Planos de contingência (PLANCON), seja na esfera municipal ou estadual.

 Para garantir o cumprimento de todos os protocolos de segurança sanitária estabelecidos no PLANCON municipal, no dia 03 de fevereiro, foi encaminhado aos pais e/ou responsáveis legais pelo aluno, uma pesquisa para levantar alguns dados que irão referenciar o planejamento do retorno às aulas presencias. Dentre as questões que compõem a referida pesquisa, buscou-se saber quais alunos irão optar pelas aulas presenciais (com alternância de grupos, se necessário) e quais alunos irão optar pelas aulas remotas. Com os dados da pesquisa em mãos, a rede municipal terá subsídios para definir o retorno com maior objetividade e clareza e, posteriormente, passar orientações aos pais e/ou responsáveis.

A Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Maria Marlene Schlickmann, esclarece que os pais têm direito de optar pelo retorno presencial ou não presencial. No entanto, caso o aluno não se enquadre no grupo de risco, o responsável pelo aluno deverá assinar um “Termo de Responsabilidade”, que deverá ser renovado a cada quinze dias.

Antes de iniciar o ano letivo com os alunos, uma intensa agenda de trabalhos está em andamento:

Dia 04/01 – início das atividades na Secretária de Educação, Cultura e Esportes;

Dia 26/01 – início das atividades com as diretoras das escolas;

Dia 28/01 – início das atividades com as equipes gestoras das escolas;

Dia 03/02 – início das atividades com os professores e demais servidores da Educação.

Dentre as atividades realizadas, destacam-se a formação continuada, planejamento, revisão e estudo do PLANCON, palestra e treinamento sobre os protocolos sanitários, revisão e atualização do Projeto Político Pedagógico, organização dos espaços e das escolas em geral.

Consta no protocolo de segurança:

– Uso obrigatório de máscara;

– Uso de álcool em gel;

– Distanciamento de no mínimo 1,5 metros;

– Aferição de temperatura ao entrar no transporte escolar e na escola;

– Estudante com sintomas de gripe não deve ir à escola;

– Não será permitido o compartilhamento de materiais.

Por Bertoldo Kirchner Weber – Assessor de Comunicação

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-