13 junho 2024 - 9:16
- Anúncio -

Educação Financeira foi tema de palestra ministrada para famílias que integram o Programa Paif

 Com o objetivo de transmitir informações importantes sobre controle e planejamento em relação ao orçamento familiar, uma palestra com o tema “Educação Financeira” foi ministrada às famílias que integram o Programa de Atenção Integral à Família (Paif) pela técnica de contabilidade Juliana Lembeck Mendes na terça-feira, 21 de maio, a partir das 19 horas, no Centro Cultural Multiuso Dimas Schlickmann. A palestra foi organizada pelos profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), vinculado a Secretaria de Assistência Social e Habitação de São Ludgero.

       A palestrante Juliana Lembeck Mendes, técnica de contabilidade, repassou informações valiosas sobre como gerenciar o dinheiro de forma eficaz. Ela destacou a importância de saber exatamente para onde está indo o dinheiro e como isso pode impactar o orçamento familiar. Explicou a necessidade de identificar claramente os objetivos financeiros, diferenciando entre necessidades e desejos, e a importância de poupar para o futuro.

      Durante a apresentação, Juliana detalhou conceitos fundamentais como a diferença entre necessidade (gastos essenciais para nossa subsistência, tais como alimentação, moradia e saúde) e desejos (gastos considerados dispensáveis, como refeições fora de casa e itens da moda). Ela deixou claro que a compreensão da diferença é crucial para um bom planejamento financeiro.

        Para ajudar as famílias a colocarem em prática os conceitos aprendidos, foram entregues cadernetas com canetas para que pudessem registrar suas despesas e receitas, facilitando o controle financeiro. As cadernetas servirão como uma ferramenta prática para ajudar na organização financeira e no acompanhamento dos gastos diários.

      As crianças levaram para casa uma tarefa intitulada “Um porquinho”, que visa ensinar, de forma lúdica, a importância de economizar desde cedo.

       Para a Coordenadora do Cras de São Ludgero, Jecica de Freitas Damaceno, e o Secretário Interino de Assistência Social e Habitação, Victor Warmling Paegle, o encontro foi muito produtivo, proporcionando às famílias informações práticas e úteis para a melhoria de sua saúde financeira. “A participação ativa das famílias e o interesse demonstrado pelo tema reforçam a importância de continuar promovendo ações educativas como esta, que contribuem para o bem-estar e a estabilidade financeira das famílias atendidas pelo Paif”, completa Jecica.

       Mensalmente as famílias que integram o Paif participam de palestras que abordam temas relevantes para suas vidas.

        Também teve dança, pintura e lanche – A oficineira Marília Eing reuniu as crianças e seus responsáveis e conduziu uma dança circular, com o objetivo de fortalecer os vínculos, gerar interação e proporcionar uma experiência compartilhada. Houve também um espaço dedicado para as crianças pintarem e brincarem com massinhas enquanto seus responsáveis participavam da palestra com tranquilidade. Ao final do encontro, foi servido um lanche, proporcionando um momento de confraternização entre os participantes.

ColaboraçãoBertoldo Kirchner Weber

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-