19 abril 2024 - 12:41
- Anúncio -

Diretora da Escola SER apresenta Projeto “Lixo Zero“ ao Legislativo orleanense

Quatro projetos de lei, uma moção de apoio e três indicações na pauta de votação da sessão legislativa de Orleans.

A Diretora da Escola SER de Orleans, Elaine  Fraga Trancozo, esteve participando da Sessão Legislativa na noite de segunda-feira, 09 de agosto, com o objeto de apresentar o Projeto Ambiental Escola Lixo Zero, que vem sendo desenvolvido em sua instituição, como sugestão a ser desenvolvido em outras escolas do município.

Segundo Elaine, “o objetivo é apresentar a proposta para desenvolver o projeto em todas as escolas do município. Estamos desenvolvendo todas as ações para a preservação dos recursos naturais, como o projeto de compostagem e reutilização da água da chuva em processo de aprimoramento para breve aplicação. Sabemos que a reciclagem é um caminho importante e que não podemos mais negligenciar. Em nosso país apenas 2% dos resíduos são reciclados, o restante vira lixo. Nós somos responsáveis por nossos resíduos e rejeitos e pelas consequências deles no meio ambiente”, relatou.

Alguns vereadores teceram comentários sobre o tema e deram algumas sugestões. “Desejo de coração que seu projeto saia do papel e que possa ser feito este trabalho no município. O trabalho de conscientização com os pequenos é fundamental,” comentou Mirele.

Na tribuna livre alguns vereadores manifestaram-se e levantaram, e destacaram assuntos de interesse da comunidade. Entre eles os cães. A vereadora comentou que será realizado mais feira de adoção no próximo sábado. Entre eles Gabriel Bianco, Paulo Canever, Pedro João Orben, Euclides Pilon, Marlise Zomer, Maiara Dal Ponte, Osvaldo Cruzetta, Dovagner Baschirotto e a presidente da Casa Legislativa, Mirele Debiasi. Confira a sessão ordinária na íntegra através do Link  

Ordem do dia:

Projeto de Lei PE nº 0027/2025, “que dispõe sobre o plano plurianual do município de Orleans para o quadriênio 2022-2025 e dá outras providências”.

Projeto de lei PE nº 0033/2021, “que dispõe sobre o programa nascentes das colinas – modelo caxambu”.

Projeto de lei PE nº 0034/2021, “que institui a declaração municipal de direitos de liberdade econômica, dispõe sobre normas relativas à livre iniciativa e ao livre exercício da atividade econômica, estabelece as diretrizes e procedimentos para a utilização do Enquadramento Empresarial Simplificado (EES), no município de Orleans e dá outras providências”.

Projeto de lei PE de nº 0035/2021, “que reconhece despesa de exercício anterior e autoriza o chefe do poder executivo municipal a empenhar, liquidar, pagar e dá outras providências”.

Moção nº 0005/2021, de autoria da vereadora Maiara Dalponte Martins “manifesta apoio ao projeto de lei nº 5.253 de 2020, “que dispõe sobre a inclusão e presença obrigatória do medicamento ZOLGENSMA na lista RENAME e sua disponibilização no Sistema Único De Saúde e farmácias populares”.

Indicação nº. 0072/2021, de autoria do Vereador Valter Orbem, “que o Executivo faça a substituição da placa de estacionamento privativo de ônibus existente na rua Gastão Cordini (próximo escola Samuel Sandrini) por uma placa que também contenha o horário de utilização da vaga”.

Indicação nº. 0073/2021, de autoria do vereador Valter Orbem “que o executivo faça um estudo da viabilidade para proibição do trânsito de caminhão pesado na Rua Leite Ribeiro.”

Indicação nº. 0074/2021 de autoria do Vereador Valter Orbem, ” que o executivo faça a colocação de corrimões na escadaria Da Rua Vidal Pereira Alves que dá acesso à rua Aristiliano Ramos. Essa escadaria é a mesma que dá acesso aos banheiros públicos existentes no local.”

Por: Gerciana Ascari -Imprensa News Sul

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-