21 maio 2024 - 12:19
- Anúncio -

Dia de Campo foi realizado para compartilhar conhecimento sobre o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças

A propriedade de Edson Bianco, na comunidade de Santo Antônio, em São Ludgero, foi usada para um Dia de Campo com o objetivo de compartilhar conhecimento sobre o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças na cultura do tomate. A ação foi promovida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), em parceria com a Prefeitura Municipal e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, ontem, quinta-feira, 19 de outubro, no período matutino, e contou com a participação de mais de 50 agricultores e a presença do prefeito Ibaneis Lembeck, do Secretário de Agricultura, Comércio, Indústria e Turismo, André Soethe, e o presidente do sindicato, Gilberto Warmeling.

O Extensionista Rural e Engenheiro Agrônomo responsável pelo Escritório Local da Epagri, Igor Franz Dittert, informa que o sistema já é consolidado em várias regiões do Estado, porém pouco conhecido na região. “Após convencer alguns produtores de hortaliças a aceitar o desafio de realizar o plantio por meio do sistema, promovemos o Dia de Campo para compartilhar o conhecimento”, explica. Ele completa dizendo que entre os benefícios ao adotar o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças estão a redução do uso de agrotóxicos e adubos. “Com isso a atividade passa a ser mais eficiente ambientalmente, socialmente e também financeiramente se comparado ao sistema tradicional”, resume.

As pesquisas da Epagri na área iniciaram em 1998 e atualmente já ultrapassa os 10% da área plantada com hortaliças no Estado. A meta é que toda a olericultura catarinense seja conduzida nesse sistema até 2030.

No período vespertino a Epagri oportunizou aos participantes uma visita a propriedade de Nivaldo Covre, da comunidade da Taipa, município de Orleans, que também investiu no Sistema de Plantio Direto de Hortaliças.

Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber

 

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-