Produtores de Rio Fortuna participaram de um Dia de Campo, na quinta-feira, 10 de março, com o tema: “Oficina de implantação de pastagens de inverno”. A ação, promovida pela Epagri, com o apoio do Município de Rio Fortuna, Sintraf e Cresol, aconteceu na propriedade do agricultor Dilnei Schotten, em Rio Café.
.
A engenheira agrônoma e extensionista rural da Epagri de Rio Fortuna, Marcela Padilha, destaca que a sobressemeadura é uma técnica consolidada há anos em Rio Fortuna, que consiste em plantar pastagens anuais de inverno sobre a pastagem perene de verão ou o campo nativo, geralmente com o uso de aveias e azevéns e leguminosas de inverno (trevos, ervilhacas). “Por ser uma prática comum para aos agricultores, o nosso objetivo é divulgar novas tendências e aprimoramento da técnica para que o produtor possa incrementar mais de 30% da produção das pastagens ao longo do ano”, esclarece.
.
Com mais forragem disponível, ao longo do ano, inclusive no inverno, o produtor gasta menos com alimentos como silagem, feno e ração, o rebanho produz mais leite e carne, e a rentabilidade da propriedade sobe. “Outra questão que a sobressemeadura contribuiu é que o uso da área pode ser a mesma, pois a área já é utilizada pelas pastagens de verão”, complementa a extensionista.
.
Com o Dia de Campo, os produtores tiveram a oportunidade de discutir como melhorar essa prática no município para driblar as condições climáticas que nem sempre são favoráveis para implantação de pastagens de inverno.
ASCOM Prefeitura de Rio Fortuna
