24 abril 2024 - 10:49

Dia de Campo apresenta técnicas de pastagem de inverno em Rio Fortuna

Produtores de Rio Fortuna participaram de um Dia de Campo, na quinta-feira, 10 de março, com o tema: “Oficina de implantação de pastagens de inverno”. A ação, promovida pela Epagri, com o apoio do Município de Rio Fortuna, Sintraf e Cresol, aconteceu na propriedade do agricultor Dilnei Schotten, em Rio Café.
.
A engenheira agrônoma e extensionista rural da Epagri de Rio Fortuna, Marcela Padilha, destaca que a sobressemeadura é uma técnica consolidada há anos em Rio Fortuna, que consiste em plantar pastagens anuais de inverno sobre a pastagem perene de verão ou o campo nativo, geralmente com o uso de aveias e azevéns e leguminosas de inverno (trevos, ervilhacas). “Por ser uma prática comum para aos agricultores, o nosso objetivo é divulgar novas tendências e aprimoramento da técnica para que o produtor possa incrementar mais de 30% da produção das pastagens ao longo do ano”, esclarece.
.
Com mais forragem disponível, ao longo do ano, inclusive no inverno, o produtor gasta menos com alimentos como silagem, feno e ração, o rebanho produz mais leite e carne, e a rentabilidade da propriedade sobe. “Outra questão que a sobressemeadura contribuiu é que o uso da área pode ser a mesma, pois a área já é utilizada pelas pastagens de verão”, complementa a extensionista.
.
Com o Dia de Campo, os produtores tiveram a oportunidade de discutir como melhorar essa prática no município para driblar as condições climáticas que nem sempre são favoráveis para implantação de pastagens de inverno.

ASCOM Prefeitura de Rio Fortuna

Foto: Divulgação Prefeitura
- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-