19 junho 2025 - 12:38
- Anúncio -

Delegada Caroline de Campos Vicente de Bona Portão ministrará palestra em São Ludgero

Um evento local com importância regional. Com o objetivo de aprofundar mais o tema Combate à Violência Contra a Mulher, a Prefeitura de São Ludgero, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, promove, gratuitamente, no dia 8 de setembro, no Centro Cultural Multiuso Dimas Schlickmann, a partir das 19 horas, a palestra “Informar para Proteger” com a Delegada Regional da Polícia Civil, Carolini de Campos Vicente de Bona Portão. O evento encerra as ações relacionadas ao Agosto Lilás.

O Agosto Lilás é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com o objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a necessidade do fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncias existentes.

No município de São Ludgero, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, foram e estão sendo promovidas várias ações com o objetivo de dar visibilidade ao tema e ampliar os conhecimentos sobre os dispositivos legais existentes e como auxiliar as mulheres que sofrem as violências, esclarecendo sobre as diversas formas de violência doméstica, sobre os direitos das mulheres e sobre a necessidade da equidade de gênero.

Atividades de orientação com os grupos de mulheres participantes dos serviços do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e dos Clubes de Mães estão acontecendo durante todo o mês de agosto, com as equipes técnicas realizando rodas de conversas e orientações sobre as formas de violência, as formas de proteção, sobre as medidas que podem ser tomadas para interromper o ciclo de violência, bem como os canais que podem ser feitas as denúncias.

Além disso, as equipes estão participando de entrevistas e uso da tribuna da Câmara de Vereadores para apresentação de indicadores sociais relacionados à Violência Contra a Mulher.

Canais de comunicação para denúncias:

Polícia Militar – 190

Polícia Civil – 181

Governo Federal – 180

Secretaria de Assistência Social e Habitação – 3657 0017

Quais as principais medidas protetivas aplicáveis ao agressor?

– Restrição ou suspensão de visitas aos filhos;

– Proibição temporária para celebração de contratos de compra, venda e locação de bens em comum;

– Proibição de aproximação, obrigando o agressor a manter distância da vítima;

– Restituição de bens indevidamente subtraídos pelo agressor;

– Proibição de contatos com a vítima, familiares e testemunhas;

– Prestação de alimentos provisórios;

– Afastamento do agressor do lar, domicílio, ou local de convivência com a vítima;

– Suspensão das procurações conferidas pela vítima ao agressor.

Quais os principais motivos que fazem a mulher aguentar a violência?

– Esperança de que o parceiro mude o comportamento;

– Medo de romper o relacionamento;

– Vergonha de procurar ajuda e ser criticada;

– Sentimento de estar sozinha e sem apoio;

– Pressão social para preservar a família;

– Medo de discriminação por estar “sem marido”;

– Dependência econômica do parceiro;

– Dependência emocional do parceiro;

– Dificuldades para vivenciar um processo de separação.

Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber/Assessor de Comunicação

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-