O prefeito Adriano Silva decretou situação de emergência no fim da tarde desta segunda-feira, 28, em função do elevado volume de chuva que atinge Joinville. Desde sábado, 26, o acumulado ultrapassou os 340 milímetros de precipitação.
De domingo (27/11) até a manhã desta segunda-feira (28/11), a Defesa Civil de Joinville registrou mais 30 ocorrências relacionadas a alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos. A mais grave foi na rua Teresópolis, no bairro Itaum, onde ocorreu a queda de um muro. A Defesa Civil realizou a interdição preventiva do local. De sábado (26/11) para domingo (27/11), foram mais de 50 ocorrências.
Nas últimas 48 horas, Joinville teve um acumulado de chuva de aproximadamente 220 milímetros na área Central e de 280 milímetros na área rural. Isso equivale a precipitação prevista para todo o mês de novembro.
Segundo o gerente da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter, as fortes chuvas permanecem nesta segunda (28/11) e terça-feira (29/11). “A previsão é chuva para a região até quinta-feira (1°/12)”, explica o gerente.
O Alerta Vermelho do Plano de Contingência está mantido. A Defesa Civil e as demais Forças de Segurança e Salvamento permanecem em plantão de prontidão para os atendimentos.
Em caso de emergência, a orientação é entrar em contato com a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou com os Bombeiros Voluntários, pelo 193.
Abrigos emergenciais
No final de semana, a Prefeitura de Joinville abriu abrigos emergenciais em duas Escolas Municipais. No bairro Morro do Meio, a Escola Municipal Ruben Roberto Schmidlin já recebeu sete famílias que tiveram que deixar suas residências devido aos alagamentos.
No bairro Bom Retiro, a Escola Municipal Professor Avelino Marcante está preparada para receber desabrigados, mas, até a manhã desta segunda-feira (28/11), não foi preciso abrigar nenhuma família.
Fonte: Prefeitura de Joinville