18 abril 2024 - 11:03
- Anúncio -

Curso de Medicina Veterinária do Unibave promove VII Seminário de Zoonoses

curso de medicina veterinária do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) promove no dia 23 de junho a VII edição do Seminário de Zoonoses. A iniciativa faz parte de um projeto de extensão, vinculado a disciplina de Zoonoses, com os alunos da 9ª fase de Medicina Veterinária.

Em função da pandemia de Covid-19, o evento será on-line, transmitido pelo canal do YouTube da Instituição. Para edição deste ano, conforme o professor Mauro Maciel de Arruda, que coordena e supervisiona o evento, terá a participação dos técnicos do Ministério da Saúde. “Eles vão tratar do controle de zoonoses a nível de nacional”, afirma o professor. Mauro ainda enfatiza, que o evento é técnico cientifico, e que já faz parte do calendário acadêmico do curso de medicina veterinária, realizado anualmente, com organização dos próprios graduandos do curso.

A programação é extensa e tratará de assuntos locais e nacionais. “O evento aborda a parte de epidemiologia, controle e socialização do conhecimento com os profissionais da área da saúde. Vamos tratar, por exemplo, das inovações para leishmaniose, assim como o surto de raiva bovina, que vem acontecendo em Pedras Grandes”, informa o professor.

Nomes nacionais estão confirmados, como a professora Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Teresa Cristina Bergamo do Bonfim e o professor da Universidade de Brasília, Marcelo Daniel Segalerba Bourdette, que é membro da Comissão Mundial de Áreas Protegidas (CMAP/Brasil) da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

As inscrições para participar do evento podem ser feitas pelo link, até o início da transmissão. O público poderá participar interagindo por meio do chat e os participantes inscritos terão direito a certificação on-line do evento.

Confira na programação – 23 de junho

Controle de Zoonoses Implementadas pelo Ministério da Saúde - Marcelo Yoshito Wada8h – O Controle de Zoonoses Implementadas pelo Ministério da Saúde

Palestrante: Marcelo Yoshito Wada – Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia; atualmente é coordenador de Vigilância de Zoonoses e Doenças Vetoriais do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Brucelose Humana - Marcelo Daniel Segalerba Bourdette 9h – Brucelose Humana

Palestrante: Marcelo Daniel Segalerba Bourdette – Doutorado em curso pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais (PPGCA) – Universidade de Brasília (FUP-UnB); Membro da Comissão Mundial de Áreas Protegidas (CMAP/Brasil) da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN); desde o ano 1997, assessora empreendimentos agropecuários na área da produção sustentável, manejo de recursos naturais e recuperação de áreas degradadas.

10h10 – Tuberculose

Palestrante: Diego Mazzeto e Karina Diniz Baumgarten

Mestre e Doutoranda do Programa de Epidemiologia Experimental Aplicada a Zoonoses, FMVZ – USP. Especialização em Controle de Qualidade de Alimentos pela UnC e pela UFLA, e Especialização em Defesa Sanitária Animal pela UFLA. Coordenadora do Programa Estadual de Erradicação da Brucelose e Tuberculose na CIDASC desde 2009.

O que há de novo no Controle da Leishmaniose Visceral no Brasil e no Mundo - Lucas Edel Donato11h – O que há de novo no Controle da Leishmaniose Visceral no Brasil e no Mundo

Palestrante: Lucas Edel Donato – Mestre pela Universidade Brasília (UnB) na área de epidemiologia das doenças infecciosas e parasitárias; atualmente é consultor Técnico pela Organização Pan-Americana de Saúde, atuando pelo Grupo Técnico das Leishmanioses no Ministério da Saúde.

Importância como Zoonose: Cryptosporidium spp. e Giardia intestinalis. - Teresa Cristina Bergamo do Bonfim13h30 – Importância como Zoonose: Cryptosporidium spp. e Giardia intestinalis.

Palestrante: Teresa Cristina Bergamo do Bonfim – Pós-Doutorado no Centers for Disease Control and Prevention (CDC), Center for Global Health (CGH), Division of Parasitic Diseases and Malaria (DPDM), Atlanta, Georgia – EUA; atualmente é professora Titular do Departamento de Parasitologia Animal da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, onde leciona disciplinas e orienta alunos de Graduação (Medicina Veterinária, Zootecnia e Farmácia) e Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Ciências Veterinárias (PPGCV).

14h20 – Um panorama da Raiva

Palestrante: Silene Rocha – mestre em Saúde Animal pela Universidade de Brasília (2014). Atualmente é consultora técnica OPAS/OMS – Secretaria de Vigilância em Saúde – Ministério da Saúde, Brasil e doutoranda em Saúde Animal pela Universidade de Brasília.

Renan Tartari – Graduado em Medicina Veterinária no Centro de Ciências Agroveterinárias – CAV, da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Atualmente trabalha como Médico Veterinário na Prefeitura de Pedras Grandes (SC) e Coordenando o Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal.

Febre Amarela - Rodrigo Giesbrecht Pinheiro15h30 – Febre Amarela

Palestrante: Rodrigo Giesbrecht Pinheiro – Pós-graduado em Entomologia Médica pela Unb (em andamento); atualmente trabalha na Coordenação Geral das Arboviroses (CGARB) – área de Febre Amarela, Febre do Nilo Ocidental e outras arboviroses silvestres, no Departamento de imunização e doenças transmissíveis (DEIDT) da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde.

Vigilância para Toxoplasmose no Brasil - Rosalynd Moreira16h20 – Vigilância para Toxoplasmose no Brasil

Palestrante: Rosalynd Moreira – Nutricionista e mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos. É egressa do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (Episus) e, desde 2014 atua na Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde no grupo técnico de Vigilância de Doenças de Transmissão Hídrica Alimentar.

Experiência de um Médico Veterinário na Vigilância em Saúde e Controle de Zoonoses - Alexander Vargas17h10 – Experiência de um Médico Veterinário na Vigilância em Saúde e Controle de Zoonoses

Palestrante: Alexander Vargas – Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (UnB); atualmente está na Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública-CGLAB, atua no monitoramento e análise de dados de doenças e informações de vigilância em saúde, com foco nas zoonoses de relevância em saúde pública.

Fonte: Ascom/Unibave

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-