São Ludgero iniciou no dia de hoje, quinta-feira, 6 de maio, a vacinação contra Covid-19 das pessoas com comorbidades. Seguindo a deliberação da Comissão Intergestores Bipartite, vinculada a Secretaria de Estado da Saúde, estão sendo vacinadas as pessoas com síndrome de down, independente da idade (18 a 59 anos).
Segundo a responsável pela Sala de Vacinas, Rosi Borba Werncke, a vacinação está acontecendo durante todo o dia, com a ida da equipe até a sede da Escola Especial da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
Com base na deliberação da Comissão Intergestores Bipartite, integra ainda o primeiro grupo de pessoas com comorbidades que receberão a vacina contra Covid-19 aquelas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) independente da idade; Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea, independente da idade; Gestantes e puérperas com comorbidades, independente da idade; Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), independente da idade; E, pessoas com comorbidades e deficiência permanente de 55 a 59 anos.
A Secretária de Saúde de São Ludgero, Nilva Schlickmann Pickler, explica que a vacinação acontecerá de forma proporcional, dependendo da quantidade de doses que vai chegando ao município. “Nossa equipe de saúde, a equipe da Sala de Vacinas, está seguindo rigorosamente os critérios e priorizações estabelecidos”, resume.
Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber – Assessor de Comunicação