- Anúncio -
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner

Coops Day – Dia do Cooperativismo reúne comunidade e fortalece a intercooperação em Grão-Pará.

A Cergapa, Cooperativa de Eletricidade de Grão-Pará, em parceria com a Cooperativa Regional Auriverde e apoio das cooperativas de crédito Sicoob Credivale e Cresol Serra Mar, realizou a primeira edição do Coops Day – Dia Internacional do Cooperativismo em Grão-Pará, que é comemorado no primeiro sábado de julho.
A ação reuniu cerca de 500 participantes, promovendo a integração entre cooperados, suas famílias e a comunidade. Aproximadamente 80 colaboradores das cooperativas envolvidas atuaram diretamente em todas as etapas do evento, desde o planejamento e montagem da estrutura até a recepção dos participantes, organização das atividades, desmontagem e limpeza do espaço.
Mesmo com os termômetros marcando apenas 2°C às sete horas da manhã, o público compareceu em grande número, demonstrando a força e o reconhecimento do cooperativismo no município.
Todos os participantes receberam um boné oficial do evento e uma pulseira numerada, utilizada tanto para concorrer ao sorteio de duas bicicletas quanto para retirar o kit de participação ao final do passeio, composto por sacochila, squeeze e brindes oferecidos pelas cooperativas parceiras.
O Passeio Ciclístico da Cooperação percorreu pouco mais de 3 quilômetros pelas principais ruas da cidade, levando alegria e entusiasmo aos participantes e também aos moradores e comerciantes que acompanharam o trajeto. Elaborado pela comissão organizadora em conjunto com a Polícia Militar, o percurso contou com o apoio de mais de 30 voluntários da Cergapa, garantindo mais segurança durante todo o percurso.
Na chegada ao Salão Paroquial, os participantes foram recepcionados com um momento de confraternização e hidratação, contando com água, refrigerante, frutas da época, picolés e um lanche especial, além do tradicional café preparado para aquecer a manhã.
Além do passeio ciclístico, o Coops Day ofereceu diversas atividades para toda a família. As cooperativas de crédito Sicoob e Cresol promoveram ações de educação financeira por meio de jogos e atividades interativas e distribuição de mudas de árvores nativas e frutíferas, além de orientar sobre a preservação das matas ciliares e das nascentes. Já a Auriverde preparou uma divertida pescaria temática, inspirada em uma das atividades agropecuárias em crescimento na região: a piscicultura.
O público infantil também teve espaço garantido na programação, com brinquedos infláveis, camas elásticas, piscina de bolinhas, pintura facial e muitas brincadeiras conduzidas pela Palhaça Narizinha, que fez a alegria das crianças durante toda a manhã.
Para o presidente da Cergapa, Evaldo de Oliveira, o Kio, o evento mostrou a força da união entre as cooperativas e o envolvimento da comunidade.
“O cooperativismo faz parte das nossas vidas e temos muito o que comemorar. Ver crianças, jovens, pais e avós reunidos para celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo mostra que estamos no caminho certo. Também quero agradecer aos colaboradores das quatro cooperativas envolvidas, que enfrentaram o frio desta manhã e foram presenteados com um dia de muito sol, integração e calor humano.”
A coordenadora social da Cooperativa Regional Auriverde, Tatiane Kuhnen, destacou que a união entre as cooperativas amplia o impacto das ações desenvolvidas junto à comunidade.
“O Coops Day mostra, na prática, o verdadeiro significado da intercooperação. Quando cooperativas unem esforços, conseguimos oferecer experiências ainda mais completas para a comunidade, fortalecendo os princípios do cooperativismo e aproximando as pessoas. Ficamos muito felizes em fazer parte deste momento e contribuir para um evento que reuniu tantas famílias em um ambiente de integração, aprendizado e alegria.”
Além das cooperativas, outra parceria da ação foi a APAE de Grão-Pará que participou ativamente das atividades, e ainda trouxe para a praça o projeto de conscientização ambiental com o recolhimento e doação das tampinhas de refrigerantes, produtos de higiene e limpeza entre outros que vão servir de fomento para financiar projetos da entidade como a pintura em tela e tecidos, confecção de chaveiros e artigos religiosos. Para a diretora da APAE, Viviani Macieski Kafka, “é uma alegria muito grande poder proporcionar a alguns de nossos educandos a participação do passeio ciclísticos e das atividades da caminhada orientada em boa parte do percurso”.
Na área da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde também esteve presente com uma ambulância que acompanhou o trajeto e realizou a conscientização para a vacina da gripe. Já a Convsul Centro Médico realizou a medição de pressão arterial e realizou agendamento médico gratuito para os associados da Cergapa.
A primeira edição do Coops Day em Grão-Pará consolida-se como uma grande celebração do cooperativismo, fortalecendo a integração entre as cooperativas parceiras e reafirmando o compromisso de promover desenvolvimento, qualidade de vida e bem-estar para toda a comunidade.

 

- Anúncio -
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
-Anúncio-
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
-Anúncio-
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
-Anúncio-
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner