14 junho 2024 - 2:18
- Anúncio -

Coopercocal inicia processo de automação na subestação 69kV

 A Cooperativa Energética Cocal – COOPERCOCAL, está alcançando novos patamares de modernização com o início do processo de automação em sua subestação 69kV. Os serviços que começaram na última semana de dezembro, representam um grande avanço na busca por distribuição de energia mais eficiente e segura.
O engenheiro Estefano Luiz Costa afirma que a automação envolve a implementação de tecnologias de ponta para controlar e monitorar os equipamentos de forma remota e em tempo real. “Estão sendo implementados hardwares robustos para aquisição e controle de dados dos dispositivos da subestação e dos equipamentos de campo. Uma vez aquisitado, esses dados serão tratados por softwares para poder fazer o controle remoto dos equipamentos da subestação e dos equipamentos de campo”, explica.
O engenheiro ainda comenta que a tecnologia utilizada na automação é chamada de sistema SCADA (Sistema de Controle e Aquisição de Dados), que permite que a cooperativa monitore continuamente o estado da subestação, identificando possíveis problemas antes que se tornem críticos, facilitando a implementação de medidas preventivas e a rápida resposta a falhas, contribuindo para uma operação mais eficientes. “No momento estão sendo cabeados todos os equipamentos da subestação para o hardware de automação. Após a finalização, os operadores de COD, assim como todos o departamento técnico e de engenharia serão treinados para operar a subestação e os equipamentos de campo pelo sistema supervisório”, complementa.
O presidente Altair Lorival de Mélo (Belha) ressalta que o investimento visa aprimorar a confiabilidade do fornecimento de energia e fortalecer a segurança operacional. “Ao adotar essa iniciativa, a Coopercocal não apenas está alinhada com as tendências tecnológicas, mas também prepara sua infraestrutura para enfrentar os desafios futuros. A automação da subestação não só melhora a operacionalidade, mas também sinaliza o compromisso da cooperativa em proporcionar um fornecimento de energia confiável e seguro para nossos associados”, enfatiza Belha.
Fonte: Folha News
spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-
<