A direção da Cooperativa Regional Auriverde, através do Departamento de Suinocultura, realizou no dia 09 de junho o 1º Simpósio de Suinocultura Auriverde. Este evento, de grande relevância e grandiosidade, teve como objetivos promover a difusão de conhecimento tecnológico voltado a suinocultura, compartilhar experiências, valorizar os suinocultores, colaboradores e parceiros que contribuem com a excelência em resultados da Suinocultura Auriverde e ainda reconhecer e premiar as melhores granjas do ano de 2021.
O evento foi realizado em Treze Tílias, meio Oeste Catarinense, região centralizada, levando-se em conta os suinocultores do Oeste e os da região litoral Sul Catarinense. A abertura oficial que foi realizada pelo presidente Claudio Post que deu as boas vindas a todos os presentes, agradeceu às empresas parceiras e enalteceu a importância do evento no sentido de qualificar os suinocultores das UPD’s (unidades de produção de desmamados), base da cadeia produtiva da suinocultura, celebrar e homenagear os suinocultores com os melhores resultados de 2021.
João Romano, Gestor de Suinocultura da Auriverde, falou da satisfação em realizar este primeiro simpósio que reúne produtores do Sul e do Oeste, pois até então eram realizadas reuniões e palestras para os dois públicos de forma separada. Cleverson Storch, Gestor da Auriverde na região Sul, falou da importância da integração de produtores, técnicos e representantes das empresas parceiras, pois é dessa forma que compartilha o conhecimento e se promove a troca de experiências.
Foram cerca de 80 participantes, entre produtores, empresas parceiras e funcionários, sendo 31 suinocultores, 20 do litoral e 11 do Oeste, 15 colaboradores, membros das equipes técnica de Suinocultura e de Comunicação e Marketing, envolvidos na organização e 34 representantes de empresas parceiras da Cooperativa Auriverde.
Vale destacar os temas das palestras e seus respectivos palestrantes que trouxeram informações relevantes e muitas sugestões de melhorias nos processos produtivos. A primeira palestra, Biosseguridade como Pilar para a Sanidade; teve como palestrante, Heloisa Irtes, Médica Veterinária e Gerente Latan de Sanidade Topigs Norsvin. Já a segunda palestra, Aspectos Práticos para a Melhor Qualidade de Leitão Desmamado; foi apresentada por Daniela Ferrandin, Médica Veterinária e Coordenadora de Serviços Técnicos HIPRA.
A terceira palestra teve como tema: Produzir Leitegadas Numerosas, Pesadas e Rentáveis; com o Palestrante, por Gustavo Lovato, Zootecnista, Doutorado em Nutrição de Suínos e Consultor Técnico da NUTRON. A última palestra do Simpósio: Suinocultura do Futuro: Eu Estarei Preparado? Foi proferida pelo Palestrante e Médico Veterinário Ton Kramer, da Zinpro Animal Nutrition. Fica aqui o registro de gratidão aos palestrantes que contribuíram de forma profissional e encantadora com o sucesso do Simpósio.
Além das palestras que tiveram a total atenção dos participantes, no 1o Simpósio de Suinocultura Auriverde, foi realizada a premiação dos Suinocultores de Destaque no ano de 2021. Na categoria Granja Evolução 2021, a premiação foi para Leucir Franz, de São Carlos; que passou de 27,25 leitões desmamados por fêmea em 2020, para 31,23 em 2021, praticamente 4 leitões a mais para fêmea. A Melhor Produtividade 2021, que também leva em conta o número de leitões desmamado por fêmea, por ano (DFA), teve a seguinte classificação:
1o colocado: Valmir Galvane Baggio, de Orleans, com a marca de 34,20 DFA.
2o colocado: Ismael Persch, de Cunhataí, com o índice de 34,15 DFA;
3o colocado: Fábio Canever, de Orleans, com o índice de 33,23 DFA;
Os suinocultores premiados no 1o Simpósio de Suinocultura Auriverde representam muito todo o trabalho feito pela Auriverde e empresas parceiras, somados ao empenho e profissionalismo destes suinocultores. Leucir Franz, de São Carlos afirma que: “Nem imaginava que tinha chance de ser premiado na categoria Granja Evolução de 2021 e foi uma surpresa muito grande. Jamais vou esquecer. Pude rever os suinocultores da região Sul e o resultado do prêmio que conseguimos, vem das mudanças no uso das tecnologias, da assistência técnica da Auriverde e do trabalho em família e por mim pode ter estes encontros todos os anos”.
Ismael Persch, de Cunhataí, comenta que: “Gostei muito do Seminário, pois formação e conhecimento nunca são demais, embora alguns temas já sejam tratados pela equipe da Auriverde. Gostei muito dos temas passados nas palestras e da troca de experiências com os demais suinocultores. É sempre muito bom ser premiado pois é o reconhecimento do nosso trabalho, mas nada é de graça, colhemos o que plantamos e na nossa família nos esforçamos muito para produzir com qualidade e atender as exigências do mercado e obtermos melhores ganhos”.
O suinocultor Valmir Galvane Baggio, de Orleans, primeiro colocado com 34,20 DFA, sentiu-se muito valorizado e satisfeito com a premiação e comenta: “A diferença entre o resultado do primeiro para o segundo lugar é muito pequena, quase um empate, mas envolveu produtores da região Oeste e Sul, o que mostra que todos podem chegar a estes resultados excelentes e a Auriverde contribui com esses resultados. O Simpósio nos mostrou que rumos podemos dar para o futuro da suinocultura com desafios e muitas oportunidades e podemos fazer muito “dentro da porteira”, para melhorarmos ainda mais nossos resultados”.
O 1o Simpósio de Suinocultura Auriverde foi um sucesso e foi feito a muitas mãos, fato inerente ao cooperativismo. Assim a coordenação do evento agradece aos parceiros representantes das empresas: Cargill/Nutron; Topigs Norsvin; Zinpro; Ouro Fino – Saúde Animal; Aurora Coop; Auriverde – Nutrição Animal; Hipra; BioSyn – Saúde Animal; Ceva; MSD – Saúde Animal; Phibro – Animal Health Corporation; Vetanco, Total Agro e PolySell.
Para Francis Carlos Signor, Coordenador Técnico Comercial da Cargill Nutron, fica o reconhecimento da importância do simpósio e a certeza de que não importa de o suinocultor tem 100 ou 1000 matrizes, o foco será sempre na melhoria dos resultados técnicos e econômicos. Valdomiro Antônio De Gregori, coordenador de Território da Topigs Norsvin, sente-se honrado em fazer parte da Auriverde através do fornecimento de genética apurada melhorando os resultados dos suinocultores e contribuindo com a realização do Seminário. Representando a Hipra, Dalmo Martins Leturiondo, Coordenador Técnico de Suínos, falou da alegria em fazer parte deste primeiro de muitos seminários que espero que sejam realizados, e a campo é nosso compromisso, contribuir com a evolução dos resultados da Suinocultura Auriverde, com o fornecimento de vacinas com alto padrão de qualidade. Vale registrar também gratidão e valorização a todos os parceiros da Auriverde neste Simpósio.
Vale destacar a mensagem final do presidente Claudio Post, na qual inspirado no piloto de Fórmula 1 Airton Senna, que sempre buscou ser o melhor, reforça a constante busca por melhorias na suinocultura e comenta: “O 1o Simpósio de Suinocultura Auriverde foi muito produtivo, informativo e bem-sucedido e os resultados dos suinocultores premiados, a quem parabenizo, foram excelentes e podemos celebrar com grande alegria e emoção os excelentes resultados do ano de 2021. Agradeço aos representantes das empresas parceiras e a todos os suinocultores presentes”.
Para finalizar, fica também, em nome da coordenação do evento, a gratidão, o reconhecimento e a valorização aos colaboradores que contribuíram com a realização do Simpósio e em especial a todos os suinocultores presentes no 1o Simpósio de Suinocultura Auriverde, este motivo principal da realização do evento que certamente trará satisfação e excelentes resultados a todos.
Fonte: Ascom/Auriverde