13 julho 2024 - 9:55
- Anúncio -

Conhecimento e Criatividade são destaques na I Mostra Pedagógica do Colégio Unibave

O Colégio Unibave realizou a I Mostra Pedagógica, com a participação de 280 alunos do 2º ano do ensino fundamental ao terceirão. Ao todo, foram apresentados 15 trabalhos desenvolvidos ao longo do primeiro semestre de 2024, com a orientação dos professores do Colégio e apoio dos coordenadores, com auxílio dos laboratórios do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave).

A criatividade, organização e a troca de conhecimentos entre alunos e famílias foram o destaque do evento que proporcionou momentos especiais. Conforme a direção da escola, o evento é uma oportunidade para os estudantes demonstrarem que o conhecimento não se restringe à sala de aula, envolvendo também os pais no processo educativo.

“A mostra foi muito especial. As famílias aderiram, vieram, e os alunos ficaram muito empolgados e empoderados. Acreditamos que alcançamos nossos objetivos”, avaliou a diretora do Colégio, Jucinara Teixeira Formanski.

Muitos projetos expostos foram desenvolvidos com o uso intensivo dos laboratórios do Unibave. Um desses exemplos foi a equipe do 5º ano que, orientada pela professora Solange Cargnin, trabalhou as Fontes de Energia. Para o desenvolvimento, eles contaram com o apoio do coordenador do Centro Tecnológico, Gilberto Bueno e do professor da robótica, Stefano Nesi. Os alunos realizaram experiências práticas, demonstraram o funcionamento de equipamentos, como a Roda d’água, e construíram uma maquete de hidrelétrica, um “cata-vento” de lego para geração de energia eólica e apresentaram uma experiência com batatas.

Um dos alunos da equipe foi Heitor Loli de Oliveira, de 10 anos, que conta como foi legal desenvolver todo o trabalho. Ele relata que não fazia ideia que dava para criar uma bateria de batatas, e que foi preciso aprender para ensinar. “O que mais me chamou a atenção foi a experiência com batatas que gera energia. Dá para ligar a calculadora e o LED”, explica.

As famílias marcaram presença no evento, como a Maria Isabel Barzan Brugnara, de 65 anos, que junto a neta Amanda, ex-aluno do Colégio, vieram acompanhar os trabalhos desenvolvidos pelas outras duas netas, Alice Zomer, do 7º ano, e Helena Brugnara Bitencourt, do terceirão. “A feira está linda, maravilhosa, muito criativa. Os trabalhos dos mais pequenos são incríveis”, comentou.

No próximo dia 29 de junho, será a vez dos alunos da unidade do Centro apresentarem os seus trabalhos. O evento é aberto à comunidade.

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-
<