24 abril 2024 - 10:16
- Anúncio -

Comitiva Sul Catarinense viaja à Itália

Com o objetivo de concretizar o convenio do Museu ao Ar livre Princesa Isabel mantido pela Fundação Educacional Barriga Verde (FEBAVE) e Prefeitura de Orleans, com o MEI – Museu da Emigração Italiana de Genova, que foi realizado em tempos da pandemia, virtualmente, uma delegação composta por 06 pessoas embarcarão no próximo dia 08 de abril, com destino a Itália. Os integrantes são: Jorge Koch – Prefeito de Orleans; Guilherme Valente de Souza – Presidente da FEBAVE e Reitor da Unibave, Marcelo Dalazen – Presidente do CDL de Orleans; Idemar Ghizzo – Museólogo do Museu ao Ar livre Princesa Isabel; Sandro Pagnan – Produtor e Diretor do Filme Azambuja ; Fabiola Cechinel – Presidente da Associação Internacional Trevisani nel Mondo de Tubarão, Presidente do CODATUR – Comitato Dante Alighieri de Tubarão e Região, Secretaria Nacional para a AIM – Associação para a Itália no Mundo, Cavaliere della Repubblica Italiana e Tecnologa em Gestão de Turismo. No dia seguinte, ao chegar em Milão, a delegação sul-catarinense, se deslocará imediatamente para Genova, onde cumpre agenda oficial no final da tarde.

Nos dias 10 e 11 serão realizadas visitas técnicas aos Museus e bibliotecas. Também acontecerá o lançamento do livro “Colônia Azambuja” – em língua italiana e lançamento do filme “Azambuja” com legenda em italiano e será oficializado o Pacto de Amizade entre as prefeituras de Genova e Orleans.

De 12 a 17 a comitiva concentra suas agendas na Região do Veneto onde serão apresentadas outras 04 propostas de Pacto de Amizade às cidades de Valdobiadenne, Castelfranco Veneto, Treviso, Carmignano di Brenta, Farra di Soligo e Dosson di Casier.

Os pactos oportunizarão o desenvolvimento de Cooperação Técnica entre Universidades, escolas, empresas, área de turismo e cultura. As cidades. Em todas estas agendas estará sendo apresentado o livro e o filme.

Nas cidades de Veneza e Treviso, o programa será mais intenso: Em Veneza, no dia 13, a delegação será recebida pelo Presidente da CCIA na sede da Câmara de Comercio em Mestre, pelo Secretário Cristiano Corazzari na sede do Palazzo Balbibe em seguida pelo Sr. Roberto Ciambetti – Presidente do Consiglio – no Palazzo Ferro Fini. Também serão recebidos pelo Sr. Carlo Alberto Tesserin que conduzirá a visita dos catarinenses à Basilica di San Marco. À tarde a Prof.ssa  Lipiello – Reitora da Università Cà Foscari receberá a comitiva na sede da Universidade. Na oportunidade o Reitor do UNIBAVE, Guilherme Valente de Souza, apresentará uma proposta de Cooperação técnica em várias áreas comuns entre as instituições de ensino. Os encontros institucionais se concluem com a recepção da delegação pelo prefeito de Venezia, Sr. Luigi Brugnaro. Após todas estas visitas a delegação tem um jantar com o empresário da “Birra Venezia” a mais antiga cerveja veneta. O proprietário da Cervejaria Big Jack de Orleans, Marcelo Dalazen, entregará uma proposta de acordo a ser desenvolvida entre as duas cervejarias. Todos estes encontros em Veneza, organizados pelo Sr Bruno Moretto, ex-presidente da Associação Veneziani nel Mondo, contarão com a participação da Agente Consular do Brasil em Veneza, Sra Helen Gnocchi.

Na cidade de Treviso encontrar-se-ão prefeito de Orleans, hoje Presidente da FECAM e o prefeito de Treviso, Presidente da LʼAnci Veneto, Associazione Regionale dei Comuni del Veneto para tratar de futuras parcerias entres os municípios de SC.

Outras cidades como Padova, Camposampiero, Belluno, Bassano di Grappa e o respeitado Monte Grappa também serão visitados pela comitiva que concluirão a viagem na Cidade Eterna – Roma.

Serão 03 dias em Roma para um programa de visitas institucionais importantíssimas para todo o Estado, mas em particular para o Sul de SC. No dia19 de abril serão recebidos no Ministério da Cultura, pelo Embaixador Paolo Toschi, Conselheiro Diplomático do Ministro da Cultura italiano, Sr. Dario Franceschini. Agenda organizada pelo Sr Paolo Masini, Presidente Comitato di Indirizzo Museo Nazionale dell’Emigrazione Italiana e na tarde do mesmo dia, estarão na Embaixada do Brasil, sendo recebidos pelo Sr.  Henrique Ferraro, Ministro Conselheiro da Embaixada. Concluindo as visitas institucionais na Sede da Dante Alighieri para tratarem dos protocolos voltados à educação e na Universidade La Sapienza.  Não poderia faltar a visita ao Gianicolo, onde encontra-se o tumulo de Anita Garibaldi. No dia 21 de abril, a comitiva retorna ao Brasil.

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-