29 setembro 2020 - 4:01

Comitê delibera ações para prevenir Coronavírus

O Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao COVID-19 se reuniu para a terceira  reunião na manhã desta sexta-feira, 03 de abril, no auditório da antiga Unidade Básica de Saúde. O grupo foi criado por meio do Decreto nº 011/2020, e tem como objetivo o monitoramento dos casos suspeitos da doença e desenvolvimento de estratégias para enfrentamento da mesma.

Além da necessidade de um plano para atender possíveis casos do Covid-19, com estrutura física adequada e equipamentos, o Comitê analisa medidas para possível contratação de mais profissionais médicos para dar o suporte em situação de emergência.  Outra deliberação é sobre os kits de diagnóstico rápido, que irão acelerar o processo, permitindo os municípios agirem imediatamente. Dessa forma ficou definido na reunião do Comitê que o Município irá adquirir, neste primeiro momento, 200 kits de testes rápidos.  O departamento jurídico irá averiguar as medidas legais para que a compra seja realizada o quanto antes. “O Poder Público não pode ser omisso a esta situação, e todas as medidas são tomadas para evitar uma situação de agravamento.  O Município de Rio Fortuna também foi contemplado com pouco mais de R$ 13 mil do Governo Federal para investir nestas ações, e faremos o que for possível para proteger nosso cidadão”, analisa o prefeito Lindomar Ballmann.

Atualmente o município conta com 13 casos sintomáticos respiratórios sendo acompanhados pela Vigilância Epidemiológica.  “Pedimos a compreensão da população, pois o Comitê segue as medidas restritivas impostas pelo Estado integralmente, pois uma vez determinadas, o Município pode somente torná-las mais restritivas, nunca atenuá-las. Reforçamos assim a necessidade de a população permanecer em isolamento social nos próximos dias até a próxima terça-feira”, conclui o chefe do Executivo.

 

Assessoria de Comunicação

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-