18 junho 2024 - 12:14
- Anúncio -

‘Cometa do Diabo’ passará pela Terra em oito de abril durante o eclipse solar

O céu reserva um espetáculo único para o dia 8 de abril com a chegada do eclipse solar, trazendo consigo um fenômeno intrigante: o “Cometa do Diabo”. Embora sua visualização seja possível a olho nu ou através de binóculos, será restrita a partes do hemisfério Norte, conforme destacado por Paul Chodas, gerente do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra.

À medida que nos aproximamos do evento, espera-se que o brilho do cometa aumente, tornando-o visível no Oeste aproximadamente uma hora após o pôr do sol. O retorno do Cometa do Diabo marca um intervalo de 71 anos em sua órbita ao redor do sol.

Sua presença é marcada por uma aparência peculiar, com destaque para seus “chifres”, tornando a observação uma experiência de vida comparável ao memorável Cometa Halley. Felizmente, apesar de sua reaproximação, não há perigo iminente, já que o cometa mantém uma distância segura de 1,5 unidade astronômica da Terra. Batizado cientificamente como Pons-Brooks, em homenagem ao astrônomo Jean-Louis Pons, o cometa foi descoberto pela primeira vez em 1812, despertando curiosidade por sua composição de gelo, poeira e gases.

Fonte: ND+

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-
<