6 outubro 2024 - 10:02
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Cocal do Sul define sistema híbrido para retorno às aulas

A rede municipal deve iniciar as aulas no dia 17 de fevereiro

A Secretaria Municipal de Educação de Cocal do Sul já tem o calendário do ano letivo definido: dia 17 de fevereiro. Em virtude da pandemia, o município optou pela adoção do sistema híbrido para a retomada das aulas. Os alunos poderão ter atividades presenciais, de acordo com todos os protocolos previstos pela vigilância sanitária do município e também terão a opção de aulas remotas, com capacidade em sala de aula de até 50%.

Conforme a secretária municipal de Educação de Cocal do Sul, Raquel Romagna Quarezemin, o município vem realizando estudos de forma cautelosa sobre o retorno às aulas presenciais. “Estamos ouvindo os profissionais da educação, montando um cronograma para reorganização do Plano Municipal de Contingência (Plancon), como também o cronograma de reuniões e também vamos nos reunir com o comitê de educação”, reforça. Ela acrescenta que os pais poderão decidir por optar entre aulas presenciais ou remotas.

Cocal do Sul define sistema híbrido para retorno às aulasA partir do dia 25 de janeiro, os novos gestores passarão por capacitação na Secretaria Municipal de Educação seguindo os protocolos previstos no Plancon, documento que irá nortear a retomada das aulas e no dia 1° irão para as escolas. A partir da primeira semana de fevereiro, as escolas estarão abertas para matrículas e rematrículas. Vale ressaltar que o Plancon abrange todos os níveis de ensino, atendendo as escolas municipais, estaduais e particulares de Cocal do Sul.

Segundo a secretária, a partir do dia 8 de fevereiro, os professores e demais profissionais da educação retornarão às escolas e passarão por uma preparação. “Vamos fazer um treinamento com todos os profissionais e professores para receberem as crianças e adolescentes, de que forma terão que proceder e informaremos sobre os equipamentos de segurança que estarão à disposição”, comenta.

O calendário letivo é flexível, ou seja, o retorno das aulas poderá ser modificado dependendo da matriz de risco. Segundo Raquel, a Secretaria de Educação está aguardando por uma reunião com todo o colegiado da região carbonífera (Amrec) para definir as devidas providências e será feito um alinhamento com os municípios vizinhos.

O Governo Municipal vai disponibilizar os equipamentos de proteção individual em combate da covid-19. “Em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, nós vamos colocar à disposição álcool gel e todos os equipamentos necessários, vamos promover o distanciamento social, a obrigatoriedade do uso de máscara e também vamos utilizar os tapetes higienizados na porta das escolas”, explica o prefeito Fernando de Fáveri, que atualmente também responde pela pasta da Saúde.

O município está tomando as providências em relação ao transporte escolar, visto que é uma preocupação devido à pandemia. “Vamos fazer um diagnóstico sobre o transporte escolar, as rotas, já que não poderão funcionar com 100% da capacidade, além dos quadros de higienização que também deverão ser feitos”, salienta Raquel.

Reformas nas escolas

Cocal do Sul define sistema híbrido para retorno às aulasDesde o dia 11 estão sendo feitas visitas nas instituições de educação infantil, para averiguar os reparos que serão necessários. A primeira a ser visitada foi a Escola de Educação Infantil Recanto Feliz, localizada no bairro Jardim Elizabeth. “Estamos fazendo orçamentos para dar inícios às reformas, como troca de forro, reparos no telhado, além de toda a higienização e roçada que daremos início em breve”, comenta.

A Instituição de Educação Infantil Professora Maria Nunes Trichês, também localizada no Jardim Elizabeth, passou por avaliação de técnicos da prefeitura para avaliarem as reformas que serão necessárias.

O presidente da APP (Associação de Pais e Professores), Dilson Eziquiel, solicitou a reforma de todo o prédio da instituição, ampliação da área coberta, construção de depósito, troca do telhado, forro, reforma do escovodromo, bem como a pintura de toda instituição. Para a secretária, a reforma se faz necessária e urgente, para ofertar um ambiente seguro e acolhedor às crianças e profissionais da instituição.

 

 

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