Há 31 anos, o dia 26 de setembro passou a ser uma data significativa para os sul-cocalenses, pois representa o aniversário de emancipação do município de Cocal do Sul. Como um livro com páginas em branco, o município começava a escrever sua própria história, agora independente e com a força de um povo forte e trabalhador.
E para celebrar este momento tão especial de aniversário da cidade, o governo do município irá promover no dia 26 (feriado municipal), dentro da programação da IX Cocalfest, uma série de ações para comemorar.
A 9ª Cocalfest no entanto teve início quinta-feira, dia 22, em Cocal do Sul. As atividades vão seguir até segunda, dia 26, no Centro de Eventos do bairro Jardim Itália. As atividades têm o objetivo de resgatar as origens de Cocal do Sul, as tradições e costumes através da cultura, além de comemorar os 31 anos de emancipação da cidade.
A edição deste ano conta com uma programação de apresentações musicais e culturais, valorizando os artistas da região. Além disso, haverá uma feira cultural, com exposição de artesanatos, e um espaço para as crianças, com apresentações teatrais e a presença de personagens, além da presença do trenzinho da alegria. A praça gastronômica estará aberta com o melhor da gastronomia sul-cocalense, realizada por entidades e associações do município.
A Rádio Marconi esteve presente na noite do primeiro dia da Cocalfest, com a sessão solene da Câmara de Vereadores. Confira:
Confira a programação:
23 de setembro | SEXTA
- 19:30 – ABERTURA OFICIAL DA IX COCALFEST
- 20:00 – SHOW COM MAURÍCIO ONOFRE E BANDA
- 21:30 – 2a EDIÇÃO DO FESTIVAL DA CANÇÃO DA CIDADE DE COCAL DO SUL
- 23:00 – SHOW COM FILIPE MARTYN E BANDA
24 de setembro | SÁBADO
- 13:00 – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM KATYA SILVA (palco externo)
- 13:30 – “AS AVENTURAS DE PINÓQUIO” ESCOLA DE TEATRO JONATAS JOÃO
- 14:00 às 17:30 – BRINQUEDOS INFLÁVEIS E ANIMAÇÃO COM JACK SPARROW COVER (palco externo)
- 14:30 – OLIMPÍADAS COLONIAIS
- 16:30 – SHOW COM BANDA ROCKINS
- 17:30 – SHOW COM NICO MARTINS E BANDA
- 18:30 – SHOW TRIBUTO A RAUL SEIXAS
- 20:00 – SHOW COM HECK LAURINDO
- 22:00 – SHOW COM ARTHUR VILLAR
25 de setembro | DOMINGO
- 09:00 – SHOW COM VITTOR SOUZA E BANDA
- 10:00 – FESTIVAL REGIONAL DE CORAIS ITALIANOS
- 12:00 – ACÚSTICO COM TIBICA E SUA VIOLA
- 13:00 – SHOW COM JOÃO BATISTA E BANDA
- 14:00 às 17:00 – BRINQUEDOS INFLÁVEIS
- 14:00 – 27° FESTIVAL DE DANÇA (TEMA: CLÁSSICOS DO CINEMA)
- 16:30 – MUSICAL FROZEN E BATALHA DE HERÓIS
- 18:00 – SHOW COM OZEL ROCK
- 19:30 – SHOW COM DJ GHELLERE
- 21:00 – SHOW COM DJ LUKAS CARARA
26 de setembro | SEGUNDA
- 08:00 – MISSA EM ITALIANO COM JIOVANI MANIQUE BARRETO
- 09:00 – CORTE DO BOLO EM ALUSÃO AO 31° ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO DO MUNICÍPIO DE COCAL DO SUL
- 10:00 – DESFILE RURAL (área externa)
- 12:00 – MAIOR MINESTRA DO MUNDO (CÍRCULO ITALIANO)
- 12:00 – RODA DE CANTORIA ITALIANA
- 14:00 às 17:00 – BAILE DA MELHOR IDADE COM GENÉSIO E JEREMIAS E BANDA
- 17:30 – SHOW COM JEITO SAFADO
- 19:30 – ENCERAMENTO DA IX COCALFEST COM SHOW DO TCHÊ GAROTOS
Conheça um pouco sobre a história de Cocal do Sul
Com um histórico de 135 anos, o município de Cocal do Sul, teve sua colonização ligada à chegada dos primeiros colonos a muitos outros lugares do Sul Catarinense. A Vila de Cocal se formou em 1885, com a comunidade pertencente ao núcleo Accioly de Vasconcelos, nome dado em homenagem ao inspetor de terras e colonização. As primeiras famílias residentes foram Cechinel, Possamai e Smânia.
Em 2 de janeiro de 1904, Cocal do Sul passou a ser um distrito, por meio da resolução 15 da Câmara de Vereadores de Urussanga. Na década 80, o Distrito Cocal chega a um nível de crescimento e desenvolvimento acentuado. Diante de uma nova realidade, a localidade por meio de lideranças políticas ergueu a bandeira de emancipação. Tornou-se município no dia 26 de setembro de 1991. Foram cerca de 90% dos quase cinco mil votantes que compareceram às urnas para darem o sim da emancipação.
O primeiro prefeito do município foi Ítalo Rafael Zaccaron, em seguida passou a ser administrado por Jarvis Gaidzinski, José Aldo Furlan, Jarvis Gaidzinski Filho, Nilso Bortolatto, Ademir Magagnin e atualmente Fernando de Fáveri.
Por que o nome Cocal do Sul?
De início, a primeira denominação dada a localidade foi o nome Rio Cocal, que partiu dos próprios colonizadores que notaram a existência do principal rio que banha Cocal. A margem era repleta de coqueiros nativos que se espalhavam por toda a redondeza. O nome só passou a ser chamado de Cocal do Sul, porque no estado do Piauí havia uma cidade que levava a mesma denominação. Dando referência de preservação a este.
Com informações Tn Sul