17 julho 2024 - 6:32

Cidasc faz auditoria em abatedouro de aves com sede em Cocal do Sul

As empresas aderidas ao Sisbi são submetidas a frequentes fiscalizações in loco para a manutenção do Sisbi.

Promover a saúde pública e auxiliar no desenvolvimento sustentável de empresas catarinenses é uma das premissas da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), através do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), realizado pela companhia, por meio de meio das ações, com a participação da população, inspetores, responsáveis técnicos e responsáveis por agroindústrias, fundamentais para que o direito de adquirir e consumir alimentos de origem animal seguro possa ser alcançado.

Cidasc faz auditoria em abatedouro de aves com sede em Cocal do Sul
Foto: Departamento Regional da Cidasc de Tubarão.

Com este intuito, em 05 de junho, os médicos-veterinários da Cidasc Guilherme Werner Dandolini e Mônica Pohlod auditaram um estabelecimento de abate de aves no município de Cocal do Sul. Acompanharam a ação os médicos-veterinários da Cidasc, José Guidi Neto e Carla Zoche. Como resultado desta diligência os profissionais efetuaram aplicação de checklist e concluíram que o local cumpre com os requisitos exigidos pelo SIE e pelo Sisbi e, portanto, foi dado parecer favorável ao mesmo para continuar com o selo Sisbi.

A Cidasc, por meio do SIE e coordenado pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Deinp) da Cidasc, possui mais de 490 agroindústrias aderidas ao SIE, sendo que destas, 65 já estão aderidas ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi). O selo SIE permite a comercialização em todo o território catarinense. Com a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) permite que os estabelecimentos com selo SIE possam comercializar sua produção em todas as Unidades da Federação, desde que cumpridas, pelas agroindústrias, as exigências de adesão a este sistema (Sisbi).

As empresas aderidas ao Sisbi são submetidas a frequentes fiscalizações in loco para a manutenção do Sisbi. Nestas inspeções são averiguados/inspecionados os Programas de Autocontroles (PAC) que são programas adotadas com a função de controlar e padronizar as atividades de: Limpeza e desinfecção/sanitização procedimento padrão de higiene operacional e saúde dos operários; Água de abastecimento e gelo; Controle de temperaturas e de pragas; Análises laboratoriais; Controle de matéria-prima, ingredientes e material de embalagem; Manutenção (incluindo instalações e equipamentos, iluminação, ventilação e controle de condensação, águas residuais e calibração e aferição de instrumentos de controle de processo); Manejo de resíduos; Rastreabilidade e recolhimento; Procedimentos Sanitários Operacionais (PSO); Bem-estar animal; Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).

Colaboração: Hélio Medeiros Leandro, Departamento Regional da Cidasc de Tubarão.

- Anúncio -
-Anúncio-