3 março 2024 - 6:23

Chuva com risco de alagamentos na região Sul alerta Defesa Civil

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta nas primeiras horas desta segunda-feira, dia 20, para intensa chuva que deverá ser registrada em várias regiões do estado nas próximas horas, incluindo cidades da região Sul.

O risco para essas regiões é moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas e deslizamentos. No oeste do estado, o fluxo de calor e umidade da região amazônica provoca pancadas de chuva e temporais isolados, sobretudo a partir do final da manhã, com risco moderado para ocorrências associadas aos temporais, com chuva intensa, raios, rajadas de vento e granizo eventual.

O comunicado pede atenção a moradores de cidades na região Sul como Araranguá, Armazém, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Rincão, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Cocal do Sul, Criciúma, Ermo, Forquilhinha, Imbituba, Içara, Jacinto Machado, Jaguaruna, Laguna, Lauro Müller, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Orleans, Passo de Torres, Sangão, Santa Rosa de Lima, Santa Rosa do Sul, Siderópolis, Sombrio, São Ludgero, Timbé do Sul, Treviso, Treze de Maio, Tubarão, Turvo e Urussanga.

A temperatura não sobe muito, por causa da cobertura de nuvens, e as máximas  à tarde variam de 18 a 23°C. Vento predominantemente fraco e com direção variada, tendendo a ganhar força no final do dia no Litoral. A agitação marítima diminui, se comparada aos dias anteriores, com ondas de direção sul/sudeste, altura de 1,0 a 1,5m e picos de 2,0 a 2,5m, da Grande Florianópolis ao sul, com risco baixo a moderado para ocorrências.

Ja na terça-feira (21), o tempo permanece instável, com muitas nuvens e chuva no Litoral e áreas próximas, devido a baixa pressão no mar, entre o Litoral de SC e o Litoral do RS, associada ao fluxo de calor e umidade da região amazônica. O risco permanece moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas e deslizamentos, devido a persistência da chuva.
Fonte: Defesa Civil SC

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-