28 março 2024 - 7:25
- Anúncio -

Chapa encabeçada pelo prefeito Jorge Koch de Orleans é a única apta a concorrer às eleições da Fecam

A comissão eleitoral da FECAM analisou na terça-feira (25) o registro das três chapas inscritas para as eleições da instituição. Uma foi homologada e duas não tiveram homologação para o pleito. Cabe recurso junto à própria comissão eleitoral e à Assembleia Geral da FECAM.

A chapa 1, encabeçada pelo prefeito de Orleans, Jorge Koch, foi homologada para as eleições. Já a chapa 2, da prefeita de Vargem, Milena Lopes, e a chapa 3, do prefeito de São João do Itaperiú, Clézio Fortunato, foram impugnadas por pendências envolvendo membros das composições. Os detalhes da decisão estão disponíveis na ata da reunião.

O pleito que define a nova diretoria será realizado na próxima terça (31), na ALESC, a partir das 14h.

Na Chapa 2, encabeçada pela prefeita de Vargem, Milena Lopes, a líder do Executivo Nilza Simas, de Itapema, encaminhou um oficio à Fecam informando que não havia concordado em ser incluída na composição. No mesmo grupo, o prefeito Douglas Elias Costa, de Barra Valha, foi escolhido para compor o Conselho Fiscal, porém, o município não está apto, já que as obrigações estatutárias não estão quites com a Fecam. Portanto, ele não pode votar, tampouco ser votado.

Já na chapa 3, que teria como candidato o prefeito de São João do Itaperiú, Clézio Fortunato, um ofício informando que não havia concordado com a participação na composição foi enviado pelo prefeito Juliano Schneider, de Luzerna. Outro empecilho é que João Cidinei da Silva, prefeito de Anita Garibaldi, indicado para o Conselho Fiscal, é da mesma região do prefeito Antônio Ceron, de Lages, indicado ao Conselho Executivo, porém, isso não é permitido pelo regimento eleitoral.

Ainda na chapa 3, o prefeito de Grão-Pará, Hélio Alberto Júnior, também não está apto a votar e ser votado, já que o município não estava quite com as obrigações estatutárias com a instituição. Além disso, as duas composições impugnadas inscreveram um número abaixo do previsto em regimento para o Conselho Fiscal.

Pela primeira vez, desde a fundação da Fecam, em 1980, a federação só havia recebido o registro de chapas únicas, exceto no ano de 2004, quando duas concorreram ao pleito. Neste ano, a primeira composição a ser registrada foi a do prefeito de Orleans, Jorge Koch. Em seguida, foi inscrita a da prefeita de Vargem, Milena Andersen Lopes Becher e, por fim, do prefeito de São João do Itaperiú, Clézio José Fortunato.

Com informações FECAM  e TN SUL

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-