Um dos maiores projetos dos últimos anos, a construção de um alimentador exclusivo para Rio Fortuna e outro para Santa Rosa de Lima e Anitápolis, tem sua conclusão prevista para dezembro deste ano. A obra que teve início em 2017, tem como finalidade dividir a carga da demanda dos consumidores de Rio Fortuna e da Cooperativa de Anitápolis, Ceral, evitando sobrecargas principalmente em dias mais quentes.
A primeira etapa desta obra foi a implantação dos postes e estruturas que vão do Bairro Vila Nova, até Rio Fortuna. A segunda etapa que está em andamento, vai subestação da Cerbranorte no Bairro Bela Vista, até o início da Rodovia Via Rio Fortuna, SC-108, também no Bairro Vila Nova. Este projeto está sendo executado tendo em vista o crescimento da região, buscando fornecer energia suficiente para que haja possibilidade da instalação de novas indústrias e suprindo toda necessidade para o desenvolvimento local.
Rede em anel possibilita manobra de fornecimento para Rio Fortuna pelo Pinheiral
“Também paralela a obra do alimentador de Rio Fortuna, estamos construindo uma rede em anel, que fornecerá energia para Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima e Anitápolis, pelo Pinheiral. A rede em anel é uma opção extra de manobra, possibilitando isolar um trecho específico em caso de acidentes ou necessidade de manutenção, sem que haja interrupção do fornecimento geral para os municípios vizinhos.” explica o Engenheiro Fábio Mouro.
Aquisição de mais dois religadores garante continuidade no fornecimento
Quando uma vegetação ou um objeto entra em contato com a rede, mesmo que não haja rompimento dos cabos, pode ocorrer uma interrupção de fornecimento como forma de proteção do circuito, neste caso é necessário que os colaboradores percorram a rede para procurar o defeito. Os religadores tem a função de automaticamente ativar o circuito em situações onde as falhas não tenham causado nenhum defeito e que não necessitem de manutenção.
Este equipamento contribui para o fornecimento contínuo, evitando em muitos casos, longos períodos sem energia e maior custo operacional para manutenção. Por conta disso, o religador é um equipamento de extrema importância para o fornecimento mais eficaz e contínuo. “Hoje a Cerbranorte conta com 15 religadores e recentemente adquiriu mais dois, um para Rio Fortuna e outro para o bairro Lado da União. A intenção é adquirir mais dois até o fim deste ano,” afirma o gerente da Cerbranorte.
Cerbranorte e Cegero estudam viabilidade da construção de uma linha de transmissão 138kV
Outro grande investimento o qual a Cerbranorte discute detalhes, está sendo realizado em parceria com a Cegero. “No momento estamos fazendo um estudo de viabilidade para conexão com a rede básica em 230kV, na SE Tubarão Sul, localizada em 13 de maio.” afirma o Engenheiro da Cerbranorte. Fábio ainda comenta que além dessa obra oferecer energia com maior qualidade e confiabilidade no fornecimento contínuo, o custo de transporte é inferior ao pago hoje. Atualmente recebemos energia através da linha de 138kV, que vem de Orleans até nossa subestação, porém essa linha é de propriedade da Celesc.
Na tarde desta quinta-feira, 1, o engenheiro eletricista Fábio Mouro e o gerente da Cerbranorte José Eduardo Claudio, o Dado, visitaram a subestação Tubarão Sul em Treze de Maio. “Em relação a qualidade e confiabilidade, vale destacar que já sofremos interrupções no fornecimento de energia devido à fragilidade da linha de transmissão da Celesc, de Tubarão a Orleans e da quantidade de vegetação na linha de Orleans à Braço do Norte. A nova linha de transmissão, além do custo de transporte menor, dará uma nova opção de fornecimento, não dependendo das linhas atuais da Celesc” complementa Dado.
Este projeto teve a iniciativa da nossa coirmã, a Cegero, que nos convidou para participar dos estudos e da realização desta obra – linha de transmissão de circuito duplo. “Ainda estamos na fase inicial, porém entendemos a importância deste investimento que tem um valor estimado de R$ 45 milhões, e que se aprovado em assembleia, será rateado igualmente entre as duas cooperativas.
Mesmo entendendo o quanto este projeto contribuirá no desenvolvimento dos municípios de Braço do Norte e Rio Fortuna, é um investimento alto, e que necessita de avaliação prudente. Se aprovado pelos associados da Cerbranorte e pelos associados da Cegero, a construção de linha de transmissão deve ser iniciada em 2021.
O sistema elétrico é complexo e causa diversas dúvidas nos consumidores, principalmente quando o assunto está relacionado com o valor da tarifa. Para possibilitar um gesto simples, como apertar o interruptor para acender uma lâmpada, existe toda uma estrutura de geração, transmissão e distribuição. Os custos envolvidos são regulamentados e repassados à tarifa. Para esclarecer melhor, o gerente de regulação Itamar José de Almeida pontua: As usinas produzem energia, as transmissoras transportam a energia da geradora até a distribuidora, e são as distribuidoras como a Cerbranorte, que levam a energia até você.
Por Ana Caroline Bonetti – Cerbranorte