17 abril 2024 - 4:00
- Anúncio -

Censo Demográfico do IBGE ainda não acabou em São Ludgero

Pessoas não recenseadas devem ligar e agendar uma visita.

O Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ainda não terminou em São Ludgero e, as pessoas que ainda não foram recenseadas, devem ligar para os números 137 (Disque-Censo), 3622 0502 (Agência IBGE Tubarão) ou mandar mensagem para o Whatsapp 99866 4776 para agendar uma visita. A decisão das pessoas não recenseadas de ligarem contribuem para que São Ludgero não perca, anualmente, um valor total médio de receita de R$ 3,5 milhões.

O número mínimo de população para garantir a permanência do recurso é de 13.585 habitantes e a parcial apresentada em dezembro ao Tribunal de Contas da União (TCU) pelo IBGE é menor, bem diferente do número de pessoas cadastradas e que recebem atendimento na área da saúde, via Sistema Único de Saúde (SUS), que ultrapassam 14.600 pessoas.

A Gestão Municipal de São Ludgero ajuizou ação junto a Justiça Federal para que os pagamentos previstos sejam mantidos, ao menos até a conclusão final do Censo. “Nós estamos em conversação com o pessoal do IBGE, em várias frentes, judicial e administrativa, para que o censo ao final chegue o mais próximo possível da realidade, fazendo com que o município não perca nenhum centavo”, informa o Secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Victor Warmling Paegle.

O pedido é para que as pessoas que não receberam a visita de recenseadores do IBGE liguem para um dos números disponibilizados e agendem uma visita. “Nós queremos manter o ritmo de obras e ações e garantir a receita financeira recebida da União, via Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Com menos recursos, a prestação de serviço público será comprometida. A população é a maior prejudicada. Temos que lutar para que nossos impostos retornem a nossa cidade, como é de direito, é uma questão de justiça. E para isso a participação da população não recenseada é definitiva”, esclarece o prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o Iba.

Uma reunião aconteceu no dia 19 de janeiro, às 14 horas, no Gabinete do Prefeito, entre o prefeito Ibaneis Lembeck, o Iba, o Secretário Victor Warmling Paegle, o Chefe da Agência do IBGE de Tubarão, Filipe Marcel Brito de Souza, e o Supervisor de Coleta e Qualidade do IBGE, Rafael de Souza Correa, para tratar da situação.

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-