20 setembro 2021 - 4:21

Casa da Cidadania completa 13 anos de atendimento a comunidade de forma gratuita

A Casa da Cidadania de Orleans completa 13 anos de atuação junto a comunidade, neste mês de junho. Mantida pelo Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), o órgão presta serviço gratuito de assistência jurídica para toda a comunidade e é um serviço de iniciativa do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina.

Conforme a coordenadora da Casa da Cidadania, a professora e advogada Andiara Pickler, o órgão presta um importante serviço para pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Ela é muito importante para quem não tem condições de contratar um advogado para defender seus interesses”, afirma.

Conforme a professora, a intenção é humanizar o máximo o atendimento. “O serviço é individualizado, onde procuramos entender a necessidade do próximo. Se ela nos procurar, algum problema ela tem”, afirma Andiara.

A equipe conta com quatro advogados, uma assistente social, e ainda serviço de psicologia. Atualmente 60 acadêmicos, da 9º e da 10º fase, e ainda quatro acadêmicos do curso de psicologia fazem estágio auxiliando no atendimento.

Atendimentos

A casa da cidadania atende gratuitamente qualquer cidadão que tenha renda familiar inferior a três salários mínimos. A média de atendimento por ano (antes da pandemia) chega a 1200 a 1400 pessoas, somados os atendimentos de caráter informativo. Esses atendimentos resultam em 350 a 400 ações por ano.

Realizando audiência de conciliação, ações de divórcio, guarda de filhos entre outros processos. A professora ainda explica que são realizadas palestras nas escolas desde o ensino fundamental, abordando assuntos como a constituição, direto da criança e adolescente e bullying, por exemplo. “Depende da necessidade da escola”, afirma a coordenadora.

Fonte: Ascom/Unibave

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-