12 abril 2024 - 8:56
- Anúncio -

Cadastro de Imóvel Rural: consulta e emissão do CCIR já estão disponíveis 

Em Urussanga, o setor de tributos já está atendendo a população que necessita de ajuda com o serviço.

A consulta e a emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), referente ao exercício de 2023, já podem ser realizadas pela população. Em Urussanga, além da internet, a pessoa pode comparecer no Setor de Tributos, no Paço Municipal, para obter o serviço, basta apresentar o CPF do proprietário do imóvel.

O CCIR comprova a inscrição das propriedades e posses rurais junto ao Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), que é uma base de dados federal, gerenciada pelo Incra, com informações das áreas públicas e privadas. No entanto, para formalizar a emissão do documento, é necessário pagar uma taxa de serviço cadastral, por meio de pix, cartão de crédito ou boleto bancário, quando realizado pela internet; ou por boleto bancário, quando solicitado via Setor de Tributos.

O CCIR é uma prova do cadastro do imóvel rural no SNCR, e é indispensável para desmembrar, arrendar, hipotecar, vender ou prometer em venda o imóvel rural, e também para homologação de partilha amigável ou judicial (sucessão causa mortis).

Para quem preferir, a emissão do CCIR, também estará disponível via download no aplicativo SNCR-Mobile, na plataforma gov.br, que é compatível com dispositivos móveis (celulares e tablets) que usam os sistemas Android ou IOS.

Colaboração: Ana Paula Nesi – Assessora de Comunicação | PMU

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-