13 julho 2024 - 10:56
- Anúncio -

Brusque do Sul e Rio Laranjeiras: soluções são tomadas

A Administração Pública por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras de Orleans, informa que apesar das pontes (uma em Brusque do Sul e três em Rio Laranjeiras) terem sido carregadas nas últimas enchentes de maio de 2022, imediatamente a Prefeitura procurou a Defesa Civil de Santa Catarina em conjunto com a Defesa Civil de Orleans, onde foi solicitado recursos para a reconstrução destas quatro pontes.

Assim que houve a validação da Defesa Civil Estadual, o Município de Orleans passou a atender os parâmetros exigidos para ocorrer a liberação de recursos para estas reconstruções. Desta forma, os procedimentos eram: levantamento da bacia hidrográfica, estabelecimento de estudo quanto ao nível máximos das enxurradas, e claro, a elaboração de um projeto que garantisse a segurança destas obras em caso de novas cheias.

Tendo em vista essas exigências, os profissionais da Prefeitura, realizaram projetos, e apresentaram junto à Defesa Civil com suas aprovações. Logo, foi efetuado o processo licitatório no dia 16/01/2023 sendo homologada no dia 03/02/2023.  Deste, duas empresas saíram vitoriosas do certame e agora, aguardamos a liberação dos recursos da Defesa Civil para iniciar as obras e dar assim, a Ordem de Serviço.

Neste interim, a Infraestrutura de Orleans, construiu pontes baixas para garantir assim, os acessos em momentos de cheias.  De qualquer maneira, vale lembrar que há malha viária em excelentes condições para o deslocamento à estas comunidades, implicando apenas em uma distância maior ao morador, passante e/ou turista.

Colaboração: Debora Legnani/PMO

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-
<