23 maio 2024 - 9:30
- Anúncio -

Braço do Norte terá unidade com horário diferenciado para atendimento de pacientes com suspeita de dengue

A Secretaria de Saúde de Braço do Norte vai disponibilizar, a partir de segunda-feira, 22, a Unidade de Saúde do bairro São Francisco de Assis para atendimento exclusivo de pacientes com suspeita de dengue, entre às 16 e 20 horas.

O secretário de Saúde, Sérgio Arent, explica que todas as unidades de saúde continuarão atendendo normalmente a demanda de pacientes nos períodos da manhã e tarde, de segunda a sexta-feira. “A intenção é que os atendimentos aos pacientes com suspeita de dengue sejam centralizados em um só local, evitando a superlotação da Policlínica”, comenta.

No último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde consta que Braço do Norte está com 475 casos notificados, sendo 185 descartados, 96 confirmados (88 autóctones e 08 importados), 194 em investigação, 05 internados (02 confirmado pelo Lacen e 03 suspeitos) e 85 focos.

A dengue é uma doença que provoca sintomas como febre, manchas vermelhas na pele e dor no corpo. Ela é causada por um vírus transmitido pela fêmea do Aedes aegypti, um mosquito urbano e diurno que se reproduz em depósitos de água parada.

As denúncias podem ser feitas através do (48) 99937-1536.

Causas da doença

A dengue é causada por vírus e transmitida, especialmente, pela picada do mosquito Aedes aegypti. A fêmea do mosquito é responsável por depositar seus ovos em recipientes de água.

Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água por cerca de uma semana e, após esse período, transformam-se em mosquitos adultos — que vivem em média 45 dias.

É importante lembrar que os ovos que carregam o embrião do mosquito da dengue podem suportar até um ano a seca e serem transportados por longas distâncias, grudados nas bordas dos recipientes. Essa é uma das razões para a difícil erradicação do mosquito.

A dengue não é uma doença contagiosa, uma vez que não é transmitida de pessoa para pessoa.  A transmissão se dá pelo mosquito que, após um período de 10 a 14 dias contados depois de picar alguém contaminado, pode transportar o vírus da dengue durante toda a sua vida.

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-