28 março 2024 - 6:21
- Anúncio -

Braço do Norte realiza a 3ª edição do Programa A Fila Anda

Consultas para cirurgias de otorrinolaringologia e vasculares, represadas pelo Estado, começam a ser marcadas em novembro

Braço do Norte realizará, a partir de novembro, sua terceira edição do programa A Fila Anda. O convênio foi assinado na manhã desta segunda-feira, 25, no gabinete da Prefeitura, com representantes do Hospital Santa Teresinha (HST). O investimento é de R$ 300 mil para procedimentos de otorrinolaringologia e vasculares para pacientes do SUS que já aguardavam na fila de espera.
De acordo com o secretário de Saúde, Sérgio Arent, a finalidade do convênio é disponibilizar as intervenções aos pacientes encaminhados pela Secretaria de Saúde, por meio do Setor de Tratamento Fora do Domicílio (TFD). “As cirurgias eletivas que foram contempladas nesta terceira etapa são de responsabilidade do Estado, porém, eles estão sem prestadores de serviços, o que inviabilizava a realização dos procedimentos, que têm alta demanda”.
Conforme o prefeito, Beto Kuerten Marcelino, diante da impossibilidade do Estado realizar as cirurgias, o Município tomou a responsabilidade para si. “O investimento será viabilizado através de uma emenda parlamentar do deputado federal Ricardo Guidi. Infelizmente o Estado precisou reprimir as cirurgias. A gestão municipal se sensibilizou e, diante da espera dos pacientes, fará este gesto, diminuindo a fila e a espera da população, mesmo sendo de responsabilidade do Estado”, explicou.
Procedimentos
Ao todo serão 202 procedimentos distribuídos em seis adeniodectomias, seis amigdalectomias, três adenoamigdalectomias, quatro sinusectomias com retirada de poliposes, cinco sinusectomias bilaterais, duas sinusectomias e septoplastias, uma adenoidectomia e turbinectomia, uma amigdalalectomia e tubinectomia, uma adenoamigdalectomia com tubo ventilação, uma septoplastia, turbinoplastia e uvulopalatofaringoplastia, uma amigdalectomia e septoplastia, uma septoplastia e retirada de polipose, uma septoplastia, turbinectomia e adenoidedectomia, uma septopastia e adeniudectomia, nove septoplastias e turbinectomias, duas turbinectomias, 24 septoplastias e 120 tratamentos esclerosantes de varizes não estéticos – ambulatoriais por membros.
Programa A Fila Anda
Lançado em 2017 para realizar procedimentos que estavam represados desde 2015, o Programa A Fila Anda foi uma forma inovadora de desafogar a grande fila de espera que havia. Foram quase 450 procedimentos realizado.
Já na sua segunda edição, em 2018, foram 676 procedimentos realizados. “Esta é mais uma prova de que a administração municipal está buscando formas inovadoras, pioneiras, para melhorar a saúde de nossa população. Zerar a fila de cirurgias e exames é respeito com a população e com o dinheiro público”, encerrou o prefeito.
ASCOM da Prefeitura de Braço do Norte
spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-