25 janeiro 2021 - 2:46

Braço do Norte conclui e homologa seu Plano de Contingência Municipal para retorno às aulas

Após praticamente dois meses de estudos e elaboração, Braço do Norte concluiu e homologou o seu Plano de Contingência Municipal (Plancon-Edu), elaborado e aprovado pelo Comitê Municipal de Gerenciamento do Retorno às Aulas Presenciais de Braço do Norte. O Plano Municipal segue as diretrizes do Plano Estadual de Contingência à Pandemia de Covid-19.
A homologação aconteceu na manhã da última segunda-feira, 23, em reunião do Comitê Municipal de Gerenciamento da Pandemia, através do aplicativo online Google Meet. A Secretária de Educação, Desporto, Cultura e Turismo, Joana Silva Lessa, que preside o Comitê de Gerenciamento, esclareceu que como Braço do Norte recebeu o selo e QR Code de identificação do Plancon-Edu, poderá homologar os Planos dos Estabelecimentos de Ensino de Braço do Norte já encaminhados ao comitê.
Conforme a secretária, o Plano de Contingência Municipal é um apanhado de ações e decisões que devem ser tomadas na ocorrência de uma emergência em saúde pública. “Sem ele não seria possível o planejamento do retorno às aulas nas redes municipal, estadual e particular de ensino”, completa.
Joana prevê que até início de dezembro todos os planos estarão homologados. “Com isto, Braço do Norte cumpre com as exigências legais para a Educação em tempos de pandemia. Assim, o Município aguarda as mudanças nos indicadores da matriz de risco da saúde”, encerra.
Para ter acesso ao Plancon-Edu de Braço do Norte, basta apontar a câmera do celular no código QR da imagem anexa. É necessário estar conectado à internet.
Proposta Pedagógica Municipal será apresentada aos professores
Nesta quinta-feira, 26 de novembro, às 13h30min, através de conferência por videoconferência, a Secretaria de Educação apresenta aos professores a Proposta Pedagógica Municipal de Braço do Norte. “Esta é a primeira etapa de um processo de construção efetiva da nossa Proposta Pedagogica. Nele será apresentado uma contextualização dos aspectos históricos e dos marcos legais, assim como a fundamentação epistemológicas e pedagógica, pautadas nos referenciais que embasam a educação brasileira.
Nesta proposta será apresentado o Currículo Base, alinhado diretamente ao apresentado no Currículo Base do Território Catarinense, currículo este, aderido pela Rede Municipal neste ano. “É com muita satisfação que entregamos às unidades de ensino a Proposta Curricular de Braço do Norte, que oferece aos profissionais da Educação, parâmetros para uma prática social concreta e aberta diante dos novos e velhos desafios”.
Além disso, o currículo será constantemente aprimorado, iniciando a partir do ano que vem, dando à Proposta Curricular Municipal de Braço do Norte as especificidades da Rede de Ensino. Joana explica que o documento é o resultado de um processo de discussões e estudos realizados pela equipe técnica da Secretaria de Educação, tendo como base as diretrizes definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense (CBTC), este o qual a Rede Municipal fez adesão ao currículo. “Esta proposta fundamentará o currículo da Rede Pública Municipal de Ensino juntamente com o Projeto Político Pedagógico das Unidades de Educação, que são elaborados em parceria com o Conselho Municipal de Educação e as comunidades escolares. Portanto, é referencial teórico, norteador das práticas, que se desenvolverão em Braço do Norte”.
Para participar da reunião acesse o link meet.google.com/yok-iejr-ffq.
ASCOM de Braço do Norte
- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-