26 fevereiro 2024 - 9:27

Braço do Norte alerta para cuidados com a dengue durante celebração de Finados

Com 26 focos do mosquito da dengue registrados em 2023 em Braço do Norte, cresce o alerta da Secretaria de Saúde, através do Departamento de Endemias do Setor de Vigilância em Saúde, para que a população redobre os cuidados para evitar novos criadouros do mosquito transmissor da doença durante a celebração de Finados.

Para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya, algumas medidas podem ser tomadas como eliminar recipientes que possam acumular água parada, como vasos, garrafas e pneus, manter os túmulos limpos e sem acúmulo de água, utilizar areia nos vasos para evitar o acúmulo de água e promover a conscientização entre os visitantes sobre a importância de não deixar água parada.

Além disso, como já existe a presença do vetor em todo território urbano municipal, as medidas ajudam a reduzir o risco de aumento do mosquito em áreas de grande concentração de pessoas, como cemitérios durante o Dia de Finados.

Somente neste ano, já foram registrados 60.040 focos do mosquito em 236 municípios catarinenses, sendo que 153 são considerados infestados pelo Aedes Aegypti.

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-