13 abril 2024 - 5:13
- Anúncio -

Braço do Norte: Ação conjunta resulta em apreensão e inutilização de produtos

Na operação de fiscalização, foram apreendidos 190 quilogramas de produtos cárneos de suínos

Uma operação coordenada entre a Polícia Civil e os médicos veterinários da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) visou garantir a segurança dos consumidores e assegurar a oferta de produtos de origem animal seguros e livres de riscos. Os profissionais da Cidasc: André Kloeckner Machado, Carla Ferreira Utzig, Eliéser Ferreira Gobbe, Larissa Vieira Lopes e Priscilla Gomes de Souza responderam ao convite da Polícia Civil para participar da ação de fiscalização que investigava denúncias de abate clandestino no município de Braço do Norte, no dia 05 de outubro.

Durante a diligência, foi constatada uma situação irregular no local alvo da investigação. Evidenciou-se a existência de um abate clandestino em condições higiênico-sanitárias precárias, que não estavam de acordo com as normativas estabelecidas pelos órgãos de Defesa e Inspeção Sanitária Animal. Além disso, o local não possuía os registros necessários junto à vigilância sanitária e demais órgãos competentes.

Na operação de fiscalização, foram apreendidos 190 quilogramas de produtos cárneos de suínos. Esses produtos foram posteriormente inutilizados em colaboração com a empresa Niehues Nutrimentos Ltda., sediada em São Ludgero, que os utiliza na produção de ração animal. Para os envolvidos, essa ação de fiscalização na origem dos produtos representa um imperativo de saúde pública.

As fiscalizações têm sempre o objetivo de garantir que os alimentos que chegam ao consumidor sejam seguros. A Cidasc também orienta produtores e as agroindústrias para que as medidas preventivas sejam observadas em toda cadeia produtiva, gerando ganhos também para quem produz. Os produtos catarinenses têm conquistado o mercado nacional e até internacional pela qualidade que oferecem.

Colaboração: Hélio Medeiros Leandro, Departamento Regional da Cidasc de Tubarão – Fonte: Assessoria de Comunicação – Cidasc.

 

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-