3 março 2024 - 7:10

Borrachudo: Produto foi colocado em córregos para evitar proliferação de inseto

O trabalho é feito pela prefeitura de Gravatal através da Secretaria de Agricultura.

Iniciou nesta semana a aplicação de larvicida para combate a proliferação do mosquito borrachudo. O trabalho é feito pela prefeitura de Gravatal através da Secretaria de Agricultura. O inseto costuma se reproduzir nesta época do ano, principalmente às margens de córregos, causando transtornos à população.

De acordo com o secretário Municipal de Agricultura Edson Brognara, a mobilização é realizada através da aplicação de larvicida biológico BTI. “São feitos três ciclos de três aplicações. Nesta semana, realizamos um desses ciclos, aproveitando que os córregos estivessem limpos, antes da chuva. Assim que aplicado, o larvicida já entra em ação”, explica o secretário.

A aplicação do BTI é realizada de forma simples, porém deve atender a alguns fatores de aplicação. O produto não pode ser aplicado diretamente no recurso hídrico, mas sim deverá ser diluída uma quantidade de produto em água, para a posterior aplicação por meio de um regador calibrado (deve esvaziar em 1 minuto).

O mosquito se cria em lixos com má conservação e também no meio ambiente em locais onde não há conservação da mata e nas margens dos rios.

O produto utilizado no combate é uma larvicida biológica altamente eficaz contra larvas do mosquito. O Bti é composto de cristais e esporos que aplicadas na água são filtradas e ingeridos pelas larvas, sem danos ao ser humano.

Comunicação Social/PMG

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-