28 março 2024 - 8:46
- Anúncio -

Bolsa de estudos ajuda a conquistar o sonho de cursar o ensino superior

A dificuldade financeira, muitas vezes, é apontada como um obstáculo para cursar uma graduação. A solução para vencer essa barreira é concorrer a uma bolsa de estudos, e o momento é oportuno para isso, segundo a responsável pela concessão de bolsas de estudos do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), Ana Paula Debiasi. Via Governo do Estado, é oferecido o Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu), que para o próximo semestre promete ampliar para, pelo menos, mais 300 oportunidades de bolsas, aproximadamente, além dos alunos já beneficiados.

A acadêmica Barbara de Ramos Alberton, 29 anos, está cursando a 10ª fase de Direito no Unibave e ressalta a importância da bolsa. “Foi a única possibilidade de cursar o ensino superior”, destaca a estudante. Segundo ela, a bolsa torna possível a ampliação do conhecimento e a conquista da profissão dos sonhos. “O acesso à educação aumenta as chances de empregabilidade e a estabilidade financeira”, pontua Barbara. Segundo ela, para alunos em situação de vulnerabilidade social, é a solução. “Sinto-me feliz de ter sido contemplada”, afirma a acadêmica, ressaltando que batalhou para chegar e que está tendo um bom desempenho nas provas de avaliação do curso.

Assim como Barbara, Ana Paula Alves de Oliveira, 18 anos, também conseguiu bolsa pelo Uniedu para estudar Administração. Inclusive com ampliação do valor da bolsa, que era de 42%, no primeiro semestre e veio para 93,5%, no segundo. A irmã dela, Maisa Alves de Oliveira, faz contabilidade e até tentou pelo artigo 107, mas o valor foi baixo, ela acabou casando, veio a maternidade e o orçamento apertou. “Minha irmã está no penúltimo ano dela e pensou em parar por falta de recursos. Eu já tinha conhecimento da bolsa, incentivei e ela ganhou*”, relata Ana Paula.

“Todas as pessoas que pediram bolsa neste semestre, no caso do Uniedu, receberam 80% ou mais. O que mostra que este é o momento para estudar”, analisa o reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza.

ProUni e Fies

Pelo Governo Federal, é possível bolsa pelo ProUni, ou então tentar um financiamento pelo Fies. Nesses dois casos, é necessário que o aluno realize o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No Unibave, são 16 opções de cursos em diversas áreas, com seleção pelo histórico escolar. Além das bolsas, outras alternativas são oferecidas, como a de descontos especiais, para segunda graduação e pessoas com mais de 50 anos.

Cursos oferecidos

Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Direito, Design de Interiores, Educação Física – Bacharelado, Educação Física – Licenciatura, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Farmácia, Medicina Veterinária, Pedagogia, Psicologia e Sistemas de Informação.

Informações

Mais informações podem ser obtidas no site do Unibave no campo bolsas e descontos, em que terá acesso aos editais completos. A equipe do Unibave também pode auxiliar e sanar dúvidas, pelo telefone ou pelo whatsapp (48) 3466-5600.

Fonte: Ascom/Unibave

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-