15 julho 2024 - 9:22
- Anúncio -

Biodanza é oferecido a terceira idade em Orleans

O projeto tem por objetivo oferecer uma forma a mais de cuidar da saúde mental e física dos idosos

Aconteceu na tarde desta segunda-feira, 04 de setembro, no Centro de Convivência da Terceira Idade, em Orleans, o primeiro encontro do Projeto Biodanza, coordenado por Constantino Rodrigues de Freitas.

A vinda do projeto a Orleans é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Serviço Social e Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (AAPIO).

A Secretária de Serviço Social de Orleans, Roseli Moraes Silva, comentou “que ao buscar uma atividade a mais para oferecer a terceira idade, surgiu a possibilidade de trazer a Biodanza. A intenção é oferecer uma forma a mais de cuidar da saúde mental e física dos idosos. Então, através da AAPIO conheci o Constantino, que se propôs a vir e conhecer o espaço. Ele então se propôs a vir e ministrar estas aulas de forma gratuita todas as segundas-feiras” relatou a secretária.

Constantino Rodrigues de Freitas, frisou que a Biodanza é uma das Práticas Integrativas e Complementares (PICS), que o SUS e o Ministério da Saúde indicou como uma forma de melhorar a saúde das pessoas. “Trabalhamos muito a questão de a pessoa trabalhar e como se conectar com sua vitalidade, alegria, vontade de viver e prazer de viver. É uma aula que irá trazer uma conexão com a vida. Porque não falamos em doença, mais sim em como nos conectarmos com a vida. Todo esse processo de conexão de cuidado com a vida é para que as pessoas se sintam sempre evoluidas. O método é via dança e movimento” pontua ele.

A prática da Biodanza parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2017, e é uma atividade terapêutica que induz vivências integradas por meio da música e dança, frisa Luiz Legnani, Presidente da AAPIO.

Os encontros serão semanais em Orleans e acontecerão as segundas-feiras, das 16 às 18h, no Centro de Convivência da Terceira Idade. O primeiro encontro recebeu um número significativo de idosos.

Por Gerciana Ascari: Jornalista do Portal Imprensa News Sul

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-
<